Está aqui
40.000 assistiram ao“Red Bull Flugtag - O Dia das Asas” na Baía de Cascais




































Nem a chuva matinal e previsão de trovoada impediram o público de concretizar este sábado uma ordeira invasão da baía de Cascais para assistir à terceira edição portuguesa do “Red Bull Flugtag. O Dia das Asas.”. Durante a manhã a animação ficou garantida com a exposição estática das 40 equipas selecionadas à escala nacional, mas foi a partir da hora do almoço que os irreverentes gloriosos malucos das máquinas voadoras se destacaram a descolar rumo às águas da baía através de uma pista com 30 metros de comprimento e seis de altura. Ao todo foram mais de 40 mil aqueles que acompanharam de perto esta autêntica paródia dos tempos modernos!
Estreantes nestas andanças, os homens do Cerveira Barril Team não deixaram nenhum pormenor ao acaso, desde a original indumentária com inspiração escocesa, até à construção de uma máquina voadora que acabou por ser eleita a mais criativa. A vitória na geral foi, segundo o piloto de serviço, “uma justa homenagem à amizade – esse foi o segredo da equipa que uniu não apenas o quarteto que participou como também toda uma comunidade”. A prova disso mesmo foi a expressiva claque que viajou com a equipa. Mais do que voar muito, este coletivo apostou em divertir a multidão: “Viemos para ganhar e a nossa estratégia passou por ter uma apresentação original, embora na aeronave haja muita tecnologia escondida – sobretudo à custa da arte de um dos nossos elementos que é carpinteiro”. O prémio para este resultado é uma exclusiva experiência a uma etapa da Red Bull Air Race.
Reincidentes – foram os vencedores da última edição, disputada em 2006, frente à Torre de Belém – os segundos classificados saíram com um sorriso nos lábios satisfeitos com a prestação da sua Bruxa Boa da Arruda; “Penso que da próxima vez vamos ser os terceiros e assim já passámos por todos os lugares do pódio”. Para esta equipa da Arruda dos Vinhos há agora uma experiência numa etapa do Red Bull Cliff Diving. Já o terceiro lugar tocou sobretudo o público mais jovem, graças à fiel réplica do avião de um herói juvenil chamado Noddy: “Acho que a nossa claque arrasou e conseguimos o nosso principal objetivo – divertir o público e viver um grande dia”. Destaque ainda para o novo recorde nacional de distância de voo estabelecido em Cascais, com a equipa Skate Fly a conquistar uns expressivos 14,5 metros! Para estas equipas há emocionantes saltos de páraquedismo também.
Durante todo o dia a animação foi comandada pela dupla Fernando Alvim e Rui Unas, enquanto que a avaliação das equipas foi entregue a um júri de cinco elementos composto por Blaya (Buraka Som Sistema), André Henriques (RFM), Inês Correia (Campeã de Kite Surf) e Gonçalo Morais Leitão (SIC Radical). O “Red Bull Flugtag. O Dia das Asas.” é co-organizado pela Câmara Municipal de Cascais e conta com o apoio da Capitania do Porto de Cascais e o patrocínio da Mini.
CLASSIFICAÇÕES
1º Cerveira Barril Team (Vila Nova de Cerveira)
2º A Bruxa “Boa” da Arruda (Arruda dos Vinhos)
3º Bô Tem Noddy (Cascais)
Prémio Distância Voo Skate Fly
Veja o VIDEO
Mais informações: www.redbullflugtag.pt | flugtag@pt.redbull.com