Está aqui
Portugueses de Cascais agarram ondas gigantes no Cabo Raso e na Nazaré

Foto: Ricardo Bravo
Aos 27 anos, António Silva, surfista de Cascais, está entre os cinco candidatos ao prémio mundial XXL Big Wave Awards - Maior Onda do Ano, no valor de 10.000 dólares e que reconhece as melhores e maiores ondas surfadas em todo o mundo.
Foi o próprio Garrett McNamara, recordista mundial que confirmou o feito do português António Silva alcançado dia 11 de dezembro, nas ondas gigantes da Nazaré. Com a ambição de “ultrapassar os seus limites”, o surfista espera agora alcançar o prémio de Maior Onda que lhe poderá ajudar a abrir novas portas no mundo do surf. Os resultados do XXL Big Wave Awards vão ser anunciados dia 3 de maio, numa gala especial a realizar na Califórnia.
No Cabo Raso, Ruben Gonzalez voltou a desafiar a onda gigante do concelho de Cascais que já em 2013 lhe valeu o vídeo “A onda escondida do Cabo Raso” (http://vimeo.com/75905266) realizado com o intuito de colocar Cascais no mapa das ondas gigantes.
Na companhia de amigos e também surfistas nacionais como Miguel Blanco, José Ferreira, Francisco Laranjinha, André Pedroso e Pedro "Pecas" Monteiro, Ruben Gonzalez utilizou a técnica tow-in que permite rebocar o surfista por uma mota de água até à onda. Caso tivesse remado para o pico principal da onda, Gonzalez teria, provavelmente, conseguido uma nomeação para o XXL Big Wave Awards.