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Património Imaterial

Oficina de canteiros, em meados do século XX | Tires

Canteiros, c. 1900

Procissão de Santo António, 1964 | Estoril

Cortejo da Festa de Nossa Senhora do Cabo, c. 1900 | Cascais

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, c. 1940 | Cascais

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, c. 1940 | Cascais

Pescadores transportando redes, c. 1900 | Cascais

Pastor com rebanho de ovelhas, c. 1900

Quinta de Caparide, c. 1900

Camponês com carro de bois, c. 1900 | Caparide

Bois puxando carro com redes, c. 1900 | Cascais

Pescadores remendando redes, c. 1950 | Cascais

Varinas, c. 1930 | Cascais

Cortejo do Carnaval de 1951 | Cascais

Desfile do Círio de Almoçageme, 1945 | Cascais

Vendedoras e clientes no mercado saloio de Cascais, c. 1940

Vendedores no mercado saloio de Cascais, c. 1940

Garraiada na festa dos Pescadores, 1972 | Cascais


















A Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (Unesco, 2003) definiu Património Cultural imaterial como «as práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões […] que as comunidades, os grupos e os indivíduos reconheçam como fazendo parte integrante do seu património cultural». Estas manifestações, transmitidas entre gerações, deverão ser recriadas pelas comunidades e grupos «em função do seu meio, da sua interação com a natureza e da sua história, incutindo-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo, desse modo, para a promoção do respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana».
A Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (Unesco, 2003) definiu Património Cultural imaterial como «as práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões […] que as comunidades, os grupos e os indivíduos reconheçam como fazendo parte integrante do seu património cultural». Estas manifestações, transmitidas entre gerações, deverão ser recriadas pelas comunidades e grupos «em função do seu meio, da sua interação com a natureza e da sua história, incutindo-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo, desse modo, para a promoção do respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana».