CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Saiba o que já foi feito no Forte de Santo António

Quem passa já nota diferença. De dia para dia, a zona envolvente do Forte de Santo António está mais limpa e arejada. Desbastado o mato, reduzidas as condições de insegurança, já é possível ver o forte quinhestista.
Bastou uma semana nas mãos da Câmara de Cascais para que se notasse a diferença. 
 
Em pouco mais de 7 dias de trabalho, as equipas da Cascais Ambiente responsáveis pela limpeza do Forte de Santo António já retiraram perto de 100 toneladas de resíduos e terras. As equipas de desgrafitação da Cascais Próxima limparam painéis e devolveram o brilho aos azulejos que decoram as paredes do Forte. 
 
Mas ainda há muito trabalho a fazer para que tudo esteja preparado para o primeiro evento público no Forte: as Celebrações do 25 de Abril.
 
Depois de vários anos ao abandono, o Forte de Santo António foi no último dia 13 e Março entregue à guarda da Câmara de Cascais pelo Ministério da Defesa. 
 
O acordo assinado tem a validade de um ano. Até Março de 2019, a Câmara de Cascais terá a responsabilidade de garantir a segurança e limpeza do forte. A recuperação do imóvel está fora deste acordo inicial. Mas a expectativa do Presidente da Câmara, Carlos Carreiras, é que o governo chegue a entendimento com a Câmara no mais curto espaço de tempo para que tal seja possível. Durante este prazo, a Câmara apresentará ao governo uma proposta para usos permanentes do Forte, que criem valor económico, cultural e histórico. 
 
A vontade da autarquia em recuperar este e outros Fortes da nossa Costa é grande. “A Câmara de Cascais está disponível para, com o governo, celebrar acordos que envolvam a recuperação e proteção de todos os Fortes e patrimónios do Estado em risco de degradação”, afirmou recentemente Carlos Carreiras.
 
Entretanto, os trabalhos no Forte de Santo de Santo António continuarão a bom ritmo. Com as mãos na obra para proteger o que é nosso. O património do País e das Pessoas.
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0