Está aqui
Dia de Portugal celebrado na Cidadela de Cascais












De partida para Paris, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, estiveram na Cidadela, em Cascais, para ouvir a interpretação do Hino Nacional pelas bandas filarmónicas e coros do concelho. O primeiro-ministro António Costa e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, entre outras personalidades, integraram igualmente aqui as comemorações do 10 de junho. Seguiu-se um momento musical proporcionado pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, enquanto a Baía de Cascais se iluminava com o fogo-de-artifício. O evento prosseguiu ali mesmo na cidadela onde também decorreu a cerimónia de cumprimentos ao corpo diplomático acreditado em Portugal.
“O presidente da República deu-nos a honra de começar a festejar o 10 de junho aqui em Cascais. Cascais fica mais uma vez agradecido ao senhor Presidente da República por nos ter dado este enorme privilégio, ainda para mais ter aqui todo o corpo diplomático que está sediado em Lisboa, que certamente também serão embaixadores de Cascais junto dos seus próprios países e das suas comunidades”, diz o presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras.
No discurso que proferiu na Cidadela, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou a "fidelidade a uma comunidade de línguas comuns, a língua portuguesa, fidelidade à construção europeia, fidelidade às relações transatlânticas, mas também a abertura a outros mundos", como um traço importante da atual política externa portuguesa em linha com a “história da nação”.