Está aqui
Sala Snoezelen no Centro Social do Pisão












Logo à entrada, um jogo de várias cores, sons e cheiros despertam vários sentidos. Um colchão de água aquecido a 30 graus e um painel de conjugação de cores e música são alguns dos elementos que permitem trabalhar a memória, a atenção e a concentração.
“Uma Sala Snoezelen é um espaço de estimulação sensorial, que induz o relaxamento e transmite um ambiente de segurança, proteção, conforto e estabilidade emocional aos utilizadores”, esclarece Soraia Brito, psicóloga no Centro Social do Pisão e cicerone numa visita de inauguração deste novo equipamento.
“Cascais é um município com uma dinâmica muito interessante do ponto de vista da democracia participativa, onde eu incluo a questão da rede social e dos parceiros”, enaltece a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, presente na inauguração desta sala. Catarina Marcelino realçou ainda o aumento da qualidade de vida dos utentes, desde que a Santa Casa de Misericórdia de Cascais chegou ao Centro Social do Pisão, há 32 anos, data também assinalada neste dia.
“Esta sala era impensável há uns tempos porque estávamos preocupados com condições básicas, hoje é muito importante. São pequenos benefícios como este que contribuem para o bem-estar dos utentes, ficam mais tranquilos e a equipa de colaboradores acredita que eles podem melhorar”, adianta Isabel Miguéns, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais.
“Estamos a falar de uma resposta social, uma resposta limite, em termos de enquadramento social. Temos de estar muito agradecidos ao trabalho que Santa casa da Misericórdia de Cascais tem feito para contribuir para a dignidade das pessoas”, salienta o vereador da Câmara de Cascais, Frederico Pinho de Almeida.
A Sala Snoezelen pode ser utlizada em todos os diagnósticos e por todas as idades, mas também por qualquer pessoa que queira relaxar depois de um dia de trabalho.
Conheça mais sobre o Centro Social do Pisão.