Está aqui
Terapeuta da Fala dá nome a Escola Básica de Alcoitão






Ao longo de 30 anos, Gracinda Antunes Valido tem colaborado com esta escola que funciona dentro da referida unidade de saúde e participado também em diversos projetos e programas municipais.
Com características específicas na rede escolar do município, este estabelecimento de ensino é frequentado por crianças e jovens que se encontrem internados no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.
Embora considerada escola do 1º ciclo, qualquer aluno, independentemente do nível de escolaridade, a pode frequentar, encontrando-se aqui alunos oriundos de todo o continente e ilhas. Estas situações implicam uma grande coordenação entre o Agrupamento de Escolas de Alcabideche e a escola de origem de cada aluno.
Sobre Gracinda Antunes Valido |Terapeuta da Fala formada pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão foi subcoordenadora da Unidade de Terapia da Fala no Serviço de Reabilitação Pediátrica de Desenvolvimento no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão entre 2004 e 2010, data em que assumiu o papel de supervisora clínica das terapeutas da Fala da APDJ (Associação Para Promoção do Desenvolvimento Juvenil), AISA(Associação Nossa Senhora da Assunção) e do grupo de terapeutas da fala, que se reúne uma vez por mês no Laboratório de Aprendizagem, da Câmara Municipal de Cascais.
Participou no projeto Avaliação da Linguagem – Projeto Europeu ESCAPE (Biomed1) 1993; Projeto Europeu de Desenvolvimento Escolar, no âmbito do Programa Sócrates – Prevenção do Insucesso Escolar e Iliteracia nas Crianças com Perturbações Específicas da Linguagem 2001. É coautora do Método Habiles – método silábico multissensorial para aquisição da leitura escrita, testado na Escola Básica nº 2 de Alcoitão durante dois meses em parceria com a ECAE2010. Autora principal da Bateria ACLLE – Avaliação das Competências de Linguagem para a Leitura e para a Escrita 2011.
Coordenadora da área de Terapia da Fala do Banco de Ajudas Técnico-Pedagógicas (BATP). O Projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão cujo protocolo foi assinado em 8 de janeiro de 2011.