Está aqui
Cascais homenageia bombeiros na Casa Sommer
“Soldados da Paz: História(s) dos Bombeiros do Concelho de Cascais” é a nova exposição na Casa Sommer que inaugurou este sábado, 8 de novembro. Um tributo às cinco corporações de bombeiros do município, reconhecendo o seu papel fundamental ao longo de mais de um século de dedicação à comunidade.
A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, que destacou o profundo sentido de missão dos bombeiros do concelho e a importância de preservar a memória coletiva. “Esta exposição é um tributo à coragem, à solidariedade e à entrega à comunidade dos nossos bombeiros e bombeiras. Uma forma de chamar a comunidade a conhecer a sua história, porque uma Vila com futuro tem de ter memória e saber honrar o seu passado”, referiu o autarca.
A exposição é composta por peças provenientes de espólios depositados no arquivo Histórico Municipal pelas corporações de bombeiros, assim como de coleções privadas. Em destaque, a sala dedicada ao espólio de José Geraldes Neto, cuja coleção é reconhecida por preservar o maior e mais completo conjunto de miniaturas de equipamentos de combate a incêndios existente em Portugal. A coleção destaca-se pela sua relevância cultural e histórica, reunindo diversos modelos de veículos e materiais associados à atividade dos bombeiros, com atenção ao detalhe e à autenticidade das peças expostas.
Presente na inauguração da exposição, Maria Manuela Neto, viúva do colecionador, referiu com emoção a importância de abrir à comunidade o espólio de uma vida, reunido com muita dedicação, investimento e paixão: “Que muitas pessoas tenham a possibilidade de vir ver este espólio que pode servir de incentivo e inspiração e avaliar o interesse que pode ter para as gerações futuras”,
A exposição “Soldados da Paz: História(s) dos Bombeiros do Concelho de Cascais)”, revisita momentos marcantes da história das corporações, evidenciando a sua evolução, o seu espírito de serviço e o papel essencial que desempenham na segurança e bem-estar de todos os cascalenses. Mais do que uma mostra histórica, esta é uma homenagem viva aos homens e mulheres que, ao longo de gerações, têm colocado a vida ao serviço dos outros — um testemunho de coragem e humanidade que continua a inspirar Cascais.









