Está aqui
Projeto Target estuda modelos de negócios turísticos inovadores e sustentáveis para Cascais

Este projeto, que tem como promotores a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a DNA Cascais e o Instituto Politécnico de Setúbal, em termos teóricos parte do pressuposto de que o processo de inovação é colaborativo e requer uma abordagem local e regional e, nesse sentido, coloca a seguinte questão de investigação: “Que estratégias de governação, ao nível dos Municípios, facilitam a criação de PMEs turísticas inovadoras e promovem a cooperação frutuosa entre os agentes?”.
Em Cascais, o Turismo adquire um estatuto que lhe confere uma posição privilegiada entre os restantes sectores da atividade económica, sendo considerado um eixo estratégico para o desenvolvimento local, por toda a dinâmica envolvente e pelos efeitos que produz sobre os serviços e comércio local. A oferta turística presente em Cascais apresenta um elevado grau de maturidade, principalmente ao nível da Hotelaria e Restauração.
Com todo o dinamismo dos empreendedores turísticos, continua a ser fundamental investir na inovação e no desenvolvimento de produtos turísticos inovadores e sustentáveis, assente em modelos de governação que encorajem e apoiem a emergência de negócios inovadores e sustentáveis, que enriqueçam e diversifiquem a oferta turística, e que resultem das ações empreendedores e stakeholders agindo como parte de uma estratégia alinhada com as opções dos gestores do destino e em cooperação com outros agentes.
O projeto TARGET é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Compete2020, Lisboa2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O projeto foi, dia 30 de outubro, apresentado publicamente no Auditório da DNA Cascais, numa sessão onde estiveram presentes os diferentes promotores do projeto, a Associação Empresarial do Concelho de Cascais, a Associação de Turismo de Cascais e o Turismo de Portugal.