CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Medida Estímulo 2012 para ajudar a criar emprego, apresentação decorreu na DNA Cascais perante dezenas de empresários

Ajudar a contrariar as estatísticas do desemprego e apoiar financeiramente as empresas na criação de novos postos de trabalho é o objetivo da medida “Estímulo 2012”, apresentada dia 11 de maio no auditório da DNA Cascais. Sala cheia para ouvir Victor Gil, delegado regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional anunciar a medida “Estímulo 2012, apoio à contratação e à qualificação”. A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Garantindo apoios de 50% ou mais (até 419,22 euros) no pagamento de salários até seis meses para a criação de novos postos de trabalho que envolvam a contratação de desempregados inscritos no centro de emprego há pelo menos seis meses, a medida “Estímulo 2012” foi bem recebida entre os presentes, que aproveitaram a sessão para tirar muitas dúvidas.


Podem candidatar-se a esta medida empresas com um mínimo de 5 trabalhadores ao serviço que pretendam criar novos postos de trabalho até um teto máximo de 20 trabalhadores apoiados. Importa que a situação contributiva esteja regularizada e que seja proporcionada formação profissional ao trabalhador. Os apoios são de 50% durante seis meses, mas podem ser majorados em mais 10% no caso de contratação de desempregados inscritos há mais de 12 meses no centro de emprego, ou na escolha beneficiários do rendimento social de inserção, menores de 25 anos, deficientes, mulheres com habilitações inferiores ao 9.º ano.  


Victor Gil, do IEFP, para quem “a luz ao fundo do túnel” na difícil fase que atravessamos, “será dada pelo crescimento económico”, garantiu que “o Centro de Emprego de Cascais está dotado de uma almofada financeira para responder a todas as solicitações que venham a surgir no âmbito desta medida até ao final do ano”.


Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, reiterou na sessão a importância da intervenção autárquica na procura de soluções para resolver problemas, mesmo quando as competências não são formalmente suas: “há cinco anos criámos o Programa Jovens Ativos em que a Câmara Municipal suporta 50 por cento do vencimento dos jovens e assegura formação. Este programa tem contribuído para a criação de muitos novos postos de trabalho, especialmente entre os jovens. Temos, assim, todo o interesse em apoiar esta iniciativa do IEFP enquanto plataforma facilitadora do programa”. Para o presidente da Câmara, “o município deve ter um papel muito ativo na captação de novos investidores, para induzir o crescimento económico e, consequentemente, criar cadeias de valor. Daí nasce riqueza que promove a criação de novos postos de trabalho”.


Publicada na Portaria n.º45/2012 de 13 de fevereiro, a medida Estímulo 2012 começa agora a ser mais difundida junto das empresas e instituições particulares de solidariedade social as quais podem candidatar-se exclusivamente através do site do Instituto de Emprego e Formação Profissional (www.iefp.pt).

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0