Está aqui
Presidente da Namíbia no Horasis

A 3.ª edição do Horasis Global Meeting atraiu ao Centro de Congressos do Estoril mais de 850 empresários, governantes e especialistas, entre os dias 6 e 9 de abril. Ao longo de quatro dias foram vários os painéis desenvolvidos sob o tema “Os Benefícios da Globalização,” que contaram com a participação de chefes de estado, ministros, presidentes de empresas, e especialistas no desenvolvimento da globalização.
No âmbito deste congresso entrevistámos o Presidente da Namíbia, Hage G. Geingob, que falou sobre a forma como o país, que já tem sido nomeado como uma das principais nações emergentes a nível mundial, se tem desenvolvido.
Para isso, o Presidente Hage G. Geingob destaca que o seu país é “a favor da boa governança, democracia, transparência e responsabilização porque isso equivale a confiança”.
“A confiança das pessoas nos líderes políticos tem vindo a desaparecer por todo o mundo, porque não somos transparentes nem responsabilizados, portanto se formos transparentes e responsabilizados as pessoas confiam em nós. A democracia proporciona isso, somos responsabilizados pela soberania que exercemos,” sublinhou o Presidente da Namíbia identificando que foi eleito pelo seu povo para representar o seu país, uma vez que, segundo a população: “Não podemos estar todos aí, mas tu vais e estás aí para nós e em nosso nome. Nós estamos a observar-te e se não cumprires as promessas que fizeste nós demitimos-te,” explicou.
Quanto à situação atual da Namíbia, Hage G. Geingob destacou que “especialmente em África, temos de dizer que trouxemos paz e união e que agora temos de pensar nas necessidades básicas da população. O abismo entre os ricos e os pobres tem vindo a crescer e isso não é bom, porque não podemos manter a paz nestas condições. A Namíbia está a lidar com aquilo a que chamamos a segunda fase da luta: a questão das necessidades básicas das pessoas”.
Já sobre Cascais, o Presidente da Namíbia afirmou que a vila é “linda”, acrescentando ainda que “é a primeira vez que cá estou e prometo que quando me reformar vos venho visitar e relaxar aqui”.
No Horasis Global Meeting o Presidente da Namíbia fez parte do painel sob o tema "Governar um Mundo fora de Balanço", no primeiro dia, e ainda num almoço de negócios onde foi feita uma atualização sobre a situação da Namíbia, que tem a base da economia assente na agricultura, minas e turismo. (FMC)