CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Visita à Escola Municipal de Proteção Civil

Alunos aprendem medidas de autoproteção em caso de catástrofe natural

A Escola Municipal de Proteção Civil, em Birre, Cascais, recebeu hoje a visita de 50 alunos do 1º ciclo do Colégio D. Luísa Sigea, do Estoril.

Esta Escola (EMPC) de Cascais, que tem lugar na antiga escola primária (Birre 1), prepara os visitantes para as medidas de autoproteção em caso de sismo/ tsunami, ensina a proteger a floresta, ajuda a prevenir acidentes domésticos, reconhece a importância da mochila de emergência, e dá a conhecer os principais riscos no concelho de Cascais e o circuito de evacuação de emergência.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, acompanhado por Mónica Araújo, coordenadora Municipal da Proteção Civil de Cascais, e dois representantes da “Naval Striking & Support Forces” da NATO, Mariana Trindade e Giuseppe de Mato, que pretendem avaliar e estabelecer parcerias e partilha de conhecimentos com o município estiveram presentes nesta visita.

“Aprendemos a proteger-nos dos sismos e dos incêndios florestais. Em caso de sismo temos que ir para baixo de uma mesa, agarrar os pés da mesa para ela não fugir e proteger a cabeça” disse um aluno. Para outra aluna “são estas simulações que nos podem salvar a vida, por isso acho que estas sensibilizações deviam acontecer com amis frequência, noutras escolas para as pessoas ficarem melhor preparadas”.

“Isto foi muito importante para estes alunos, o de terem a consciência dos riscos que correm, das medidas de autoproteção que podem aprender para salvaguardar as suas vidas e até das suas famílias”, referiu Mónica Araújo, coordenadora da Proteção Civil de Cascais. Este é o objetivo da Escola: “ de transmitir e fazer essa sensibilização, não só para os miúdos, como para os mais jovens. Para que eles possam contribuir connosco como sociedade, como população na mitigação desses riscos”, acrescentou.  

Esta escola surge na sequência de um projeto que já existe há algum tempo e que pretende criar um espaço dedicado à sensibilização, acima de tudo das crianças, para os perigos do dia-a-dia dentro e fora das habitações. As várias atividades e informação que são disponibilizadas neste espaço vão nesse sentido.

A visita à EMPC de Cascais é gratuita, realiza-se mediante marcação através do e-mail dpse@cm-cascais.pt com o horário preferencial de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, e com o objetivo de garantir o aumento da cultura de segurança da população. AQ

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0