Está aqui
10 anos de Casa das Histórias Paula Rego

Para assinalar a data, as entradas são gratuitas durante cinco dias, desta quarta-feira (dia do aniversário) até ao próximo domingo, 22 de setembro, a que se juntam diversas atividades, entre as quais uma visita guiada no domingo, às 16h00.
“É uma honra para mim assistir, ainda que longe, às comemorações do 10º Aniversário do museu que me é dedicado. Aguardo com expetativa a continuidade deste valioso projeto, em colaboração estreita com a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, através da assinatura de um novo contrato com a duração de dez anos. Quero ainda agradecer a todos aqueles que têm contribuído para o êxito alcançado na Casa das Histórias Paula Rego”, realça a artista Paula Rego.
O acordo para a continuação da atividade da Casa das Histórias Paula Rego é também motivo de orgulho para o presidente da Câmara Municipal de Cascais, que desde logo assumiu o compromisso do financiamento para o normal funcionamento do museu. «Quando assumi a presidência da Câmara Municipal de Cascais, tinha já consciência clara da importância estratégica para o programa de cultura e arte no nosso Concelho de um equipamento como a CHPR. Não só estava certo do êxito em termos de visitantes, mas também em termos de repercussão crítica, nacional e internacional, das suas ricas atividades”, salienta Carlos Carreiras, acrescentando que “é por isso com grande regozijo que comemoramos o 10º Aniversário da CHPR, comprovando o excecional relacionamento que mantemos com Artista e Família, em especial a partir do momento em que tive o gosto de me deslocar ao ateliê de Londres para assinar o contrato que ainda está vigente e que, em breve, será substituído por outro praticamente idêntico e com a mesma duração de dez anos.”
Do contrato inicial resultou a doação de um significativo conjunto de desenhos e gravuras da artista, bem como o comodato de algumas das suas mais emblemáticas pinturas.
A Casa das Histórias Paula Rego é um equipamento que integra o Bairro dos Museus de Cascais, sendo gerido pela Fundação D. Luís I. “É de salientar o papel que a Casa das Histórias Paula Rego, a par de outros equipamentos, como o Centro Cultural de Cascais e o Museu Condes de Castro Guimarães, desempenha como motor das atividades culturais e artísticas desenvolvidas no âmbito do Bairro dos Museus, cuja criação se deve à iniciativa do executivo da Câmara Municipal de Cascais, nomeadamente do seu presidente Carlos Carreiras”, enaltece Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I.
Ao longo desta década, o museu recebeu cerca de 630 mil visitantes, que apreciaram mais de 30 exposições, entre pintura, gravura e desenho de Paula Rego. “Durante esta década de existência, as exposições realizadas na Casa das Histórias Paula Rego contaram com colaborações e parcerias com outros grandes museus internacionais, que muito contribuíram para a afirmação da singularidade e importância deste museu dedicado à mais reconhecida artista portuguesa contemporânea”, refere Catarina Alfaro, coordenadora da programação e conservação do museu.
PROGRAMA |
VISITA ORIENTADA À EXPOSIÇÃO PATENTE