Está aqui
Vila de Excelência | Cascais reconhecida por práticas inovadoras






















A atribuição da Bandeira da Rede de Cidades de Excelência a Cascais (nível III), pelas práticas inovadoras nos eixos do turismo e da acessibilidade para todos, foi o reconhecimento público do trabalho que o Município tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação urbana.
Cascais aderiu à Rede Cidades e Vilas de Excelência em 2013, momento no qual foi entregue, à autarquia, a bandeira que sinaliza a integração do município nesta Rede, através da apresentação de projetos a desenvolver, nas vertentes de Cidade ou Vila Acessível para Todos e Cidade ou Vila Turística.
Para a Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, responsável pela Rede das Cidades e Vilas de Excelência, Paula Teles, “Cascais receberá dentro de muito pouco tempo o nível IV, pois muitos dos projetos já estão a ser implementados ou mesmo concluídos”.
Cascais: o que foi feito | alguns exemplos
Em destaque estão os vetores estratégicos. A qualificação e criação de novos espaços públicos no concelho, incluindo áreas verdes, de recreio e lazer, nas zonas de maior utilização é um dos eixos, que cria uma maior fruição e interação da comunidade.
Outro vetor, decisivo no desenvolvimento e competitividade do concelho de Cascais, foi a afirmação das artes e da cultura. Como exemplo, a preservação do Marégrafo de Cascais e do seu espólio, bem como a dinamização do património de Arquitetura Militar, fortalezas marítimas e estruturas de defesa da costa, promovendo a proteção e valorização destes imóveis e uma rota de visitação.
A Reabilitação Urbana do edificado de 12 Áreas em Cascais, Estoril, Carcavelos, Caparide, Abóboda, Trajouce, Alcabideche, Alcoitão, Alvide, Galiza, Rebelva e S. Domingos de Rana, com pequenas e médias intervenções em espaço público que dão maior qualidade e comodidade às populações as utilizam, foram igualmente avaliados.