CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais ruma à CO26 : jovens desafiados pela emergência climática

200 Milhões investidos no Plano de Adaptação às Alterações Climáticas
“Estamos numa situação em que temos que encontrar rumos de grande dimensão com muitas frentes de batalha de uma enorme emergência”, destacou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, referindo-se à necessidade de mitigar e combater as alterações climáticas. 
 
“ Em Cascais, a opção é, numa visão para o concelho, continuarmos a apostar numa estratégia cujo principal eixo é a questão ambiental”, salientou, ainda, o autarca que esteve presente no arranque da iniciativa “Climes to Go”, um desafio lançado a 12 jovens para irem de Cascais a Glasgow da forma mais sustentável possível e com menos impacto para o planeta e para as comunidades locais. (Ver a notícia sobre este desafio aqui.   
 
Cascais já investiu mais de 200 milhões de euros no Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas, por isso, é perfeitamente justificável que os promotores desta iniciativa - “Climes to Go” - tenham escolhido o emblemático Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, no Estoril, para o inicio oficial desta viagem. Uma experiência que culminará, dentro de dez dias, em Glasgow. A cidade escocesa que, em novembro, acolhe a CO26, a Conferencia das Nações Unidas onde vão estar representantes de cerca de 200 governos, com o objetivo de acelerar a ação climática para cumprir o Acordo de Paris. 
 
A criação do Conselho Municipal para a ação climática, no âmbito da democracia participativa, para envolver toda a comunidade no objetivo da redução de 55% das emissões de CO2 até 2030, é uma das medidas que Cascais vai adotar, neste novo mandato autárquico de 2021-2025, adiantou, ainda, Carlos Carreiras. 
 
Na estratégia do município para mitigar as consequências das alterações climáticas, e que começou já há mais de 10 anos, conta-se, entre outras ações concretas, a requalificação das ribeiras, a recolha seletiva de resíduos urbanos, a melhoria de oferta nos transportes públicos, com uma frota de autocarros gratuitos, aumento dos percursos e motores menos poluentes, convidando todos os que vivem, trabalham e estudam no concelho a deixarem o carro próprio em casa. 
 
O lançamento de uma moeda digital local, que servirá de base às transações de serviços e bens municipais, sobretudo no setor ambiental e social, é outra das medidas apontadas pelo presidente da Câmara, para promoção das ações positivas dos cidadãos que contribuam para um concelho melhor, mais coeso e sustentável. O projeto está a ser ainda desenvolvido com a academia, designadamente, com a Nova SBE. 
 
Às três equipas de jovens que esta sexta-feira, 22 de outubro, iniciaram em Cascais uma experiência de vida, fazemos votos de uma boa viagem até ao Reino Unido. Que consigam sensibilizar as pessoas para a importância das escolhas individuais nesta emergência climática e espalhar a mensagem que Carlos Carreiras lhes deixou: “ Neste assunto, como na recente pandemia da Covid-19, temos que ser todos por todos e agora mais do que nunca”. 
 
Paula Lamares | CMC       
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0