CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Proteção Civil aborda temática de Tsunami em seminário

Várias entidades nacionais estiveram representadas no evento

“Portugal está preparado para reagir a um Tsunami?” foi o tema do seminário promovido, esta manhã, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, no âmbito do Ciclo da Proteção Civil de Cascais, que decorre durante o ano de 2023. Vários especialistas estiveram presentes no auditório Maria de Jesus Barroso - Casa das Histórias Paula Rego, para explicar ao público quais os mecanismos de prevenção que o concelho e o país possuem atualmente, assim como debater o que pode ser melhorado no futuro.

“Temos de estar preparados para a possibilidade da ocorrência de um evento destes e saber dar uma resposta rápida e eficaz”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, na intervenção de abertura do seminário. “O tsunami irá acontecer, não sabemos é quando”, acrescentou o autarca.

Paula Teves Costa (Vice-Presidente do Centro Europeu de Riscos Urbanos - CERU), Fernando Carrilho (Chefe de Divisão de Geofísica do Instituto Português do Mar e da   Atmosfera – IPMA e Coordenador das Operações do Serviço Sísmico Nacional e do Centro Nacional de Alerta de Tsunamis), Rachid Omira (Investigador Auxiliar do IPMA e Coordenador Científico do Centro Nacional de Alerta de Tsunami), António Veloso (Chefe de Divisão de Planeamento e Operações do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais) e Carlos Mendes (Diretor Nacional de Prevenção e Gestão de Riscos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) foram os oradores convidados do seminário, que contou com a presença do Comandante Sub-regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Hugo Santos, e do diretor do Departamento do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais, Rui Ângelo.

“Neste seminário estivemos a perceber qual é o conhecimento científico que temos à data de hoje, quais são os mecanismos que estão implementados, em que medida é que a sensibilização consegue fazer com que a mensagem chegue mais facilmente à população e, acima de tudo, percebermos como é que podemos evoluir no futuro”, disse Rui Ângelo.

De relembrar que, neste mês de abril, o Ciclo da Proteção Civil 2023 é dedicado à campanha para o “Risco de Tsunami”, tendo como objetivo a sensibilização dos agentes comerciais, unidades hoteleiras, instituições e população em geral, sobre os perigos e as medidas de autoproteção a adotar, no caso de suceder um evento desta natureza.

Importa referir, que o Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami de Cascais tem instalado um conjunto de sirenes, sinalética e painéis interativos (MUPIS), que ajudarão a população no caso da ocorrência de um tsunami.

CMC | DG | BN | LB

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0