Está aqui
De olho no mar – Torres de Vigia nas Praias do Concelho




























De olho no mar. É assim que os nadadores salvadores das praias do concelho de Cascais passam os seus dias a garantir a segurança de todos os banhistas que escolhem as nossas praias para ir a banhos ao longo de todo o ano. Muitas vezes expostos ao sol e vento por mais de 10 horas diárias, os nadadores salvadores precisavam de um equipamento que lhes permitisse acrescentar algum conforto, e manter a capacidade de resposta às necessidades dos banhistas.
Desta forma, foi proposto, votado e aprovado no Orçamento Participativo de Cascais, a construção de Torres de Vigia no concelho de Cascais. “Se foi aprovado, quer dizer que teve um grande número de votos. E ter um grande número de votos, é também ter um grande número de vontades que se encontraram, que se reuniram, que propuseram e votaram o Orçamento Participativo,” explicou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais na inauguração destas torres de vigia que decorreu nesta quinta-feira, 1 de maio, na Praia de Carcavelos.
Na Praia de Carcavelos foram inauguradas as primeiras torres de vigia, que serão também instaladas nas praias do Guincho, Crismina e Conceição.
Estes equipamentos permitem aos nadadores salvadores uma maior visibilidade do que se passa no mar e no areal, bem como um espaço de abrigo e de conforto no decorrer do seu dia de trabalho.
“Conseguimos dar maior visualização aos nadadores salvadores, que em termos de resposta será muito mais rápida, muito mais eficaz para garantir a segurança de todos nas praias do concelho de Cascais,” reforçou Mauro Cotrim, nadador salvador e proponente deste projeto do Orçamento Participativo.
Construídas em madeira, estas Torres de Vigia percorrem todo o areal da praia, em busca de maior segurança para todos os utentes das praias do concelho.
Nesta cerimónia participaram ainda Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da autarquia, e os vereadores Carla Nunes Semedo, Francisco Kreye, Frederico Nunes, José d'Almeida e Alexandre Faria.
As Sessões Públicas de Participação do Orçamento Participativo 2025 terão início no próximo dia 26 de maio, decorrendo até ao dia 7 de junho.
CMC | DCG | MC | LB