Está aqui
O inferno são os outros, de Ana Torrie

A Fundação D. Luís I, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, apresenta a exposição O inferno são os outros, da artista portuguesa Ana Torrie. A mostra acontece no âmbito da programação do Bairro dos Museus e integra o ciclo de exposições temporárias na sala 0 da Casa das Histórias Paula Rego, dedicado a articular a Coleção do Museu com a produção artística contemporânea que se cruza com o universo de Paula Rego. A exposição decorre de 16 de maio a 26 de outubro. A curadoria é de Catarina Alfaro e Ana Torrie.
Ana Torrie desafia as convenções tradicionais da gravura com obras que ganham complexidade ao serem apresentadas de modo diverso em contextos diferentes e, evoluindo de instalações gráficas, ganham uma dimensão escultórica, por vezes acompanhadas por uma componente sonora.
O inferno são os outros exibe matrizes de grande escala (madeira, linóleo) como peças centrais e esculturas gráficas, um corpo vivo que evidencia nas suas texturas o processo de gravação enquanto intervenção performativa capaz de exprimir as marcas, a história e a emoção do ato criativo. São atrações visuais que transportam para o ambiente de um parque de diversões, num labirinto de escolhas múltiplas, que incentivam o espectador a atravessar diversos portais.
As lutas pelo poder, pela igualdade e liberdade, o medo e o sofrimento, o declínio e a destruição do mundo tal como o conhecemos são explorados graficamente, processo revelado no pormenor do desenho nos sulcos das matrizes de madeira e linóleo.
Torrie trabalha sob uma reflexão que é central à exposição: a complexidade da condição humana exposta através dos sentimentos sombrios que se geram logo a partir da infância.
A célebre frase de Sartre, que dá título a esta exposição, "o inferno são os outros", remete para os conflitos internos que se geram a partir do olhar e julgamento dos outros e que condicionam a liberdade.
A exposição de trabalhos de grandes dimensões de Ana Torrie na Casa das Histórias Paula Rego decorre simultaneamente e em diálogo com a apresentação da obra gráfica da artista na livraria e galeria Tinta nos Nervos, em Lisboa. Ambas refletem dois aspectos fundamentais na produção da artista. Por um lado, a elaboração de um universo desassossegado, intenso e visceral, através de uma linguagem plástica que se reforça no apelo da escala, na intencionalidade performativa e na vontade de cativar o espectador. Por outro, a construção de um discurso intimista, confidencial, que aflora narrativas pessoais ou ficcionadas e inquietações maiores através do desenho, concepção e edição de livros de artista únicos ou de tiragem reduzida e que são apresentados na Tinta nos Nervos. São momentos complementares que convocam uma dupla visita aos dois espaços, para desvendar os pesadelos e imaginações que se revelam nos sulcos e riscos de Ana Torrie.
Casa das Histórias Paula Rego
O Inferno são os Outros, de Ana Torrie
16 de maio a 26 de outubro
Inauguração: 16 de maio | 18h00
Av. República 300, 2750-475 Cascais
Horários: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Encerra: Segundas
Tinta dos Nervos
O que nunca Cresce e o que Nunca, de Ana Torrie
Livros gravuras desenhos
17 de maio a 12 de julho
Inauguração 17 de maio | 16h00
Rua da Esperança 39, Santos – Madragoa, Lisboa
Horários: Terça a Sexta, 11h00-19h00; Sábado, 11h00-18h0.
Encerra: Domingos e Segundas