CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lançado Projeto Intergeracional “Raízes com Asas” em Cascais

Iniciativa pretende aproximar crianças, jovens e idosos através de experiências partilhadas

O Projeto Intergeracional “Raízes com Asas” foi lançado no dia 14 de maio, numa sessão que decorreu na Fundação AJU – Jerónimo Usera, em Alcabideche. Este é um projeto-piloto que tem como principal objetivo fomentar a inclusão, o bem-estar, e o vínculo intergeracional, através da promoção de atividades participativas que contribuam para a relação entre crianças, jovens e idosos na comunidade de Cascais, nomeadamente na freguesia de Alcabideche. A iniciativa resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação AJU – Jerónimo Usera, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, ao serviço das comunidades mais vulneráveis.

“A Fundação AJU é uma referência no nosso concelho, em resposta social”, começou por referir Carla Semedo, vereadora com o pelouro da Saúde e Inovação Social na Câmara Municipal de Cascais, durante a sessão de lançamento da iniciativa. “Este projeto é uma resposta à situação de isolamento e solidão dos nossos seniores, cruzando a sua sabedoria com o olhar dos jovens. Pretendemos, assim, criar pontes, sinergias e valores entre a nossa comunidade”, acrescentou a vereadora.

Promover o envelhecimento ativo e combater o isolamento social; incentivar a aprendizagem e inclusão digital; consciencializar para as respostas sociais; promover a cidadania ativa nas crianças, jovens e idosos; capacitar e envolver a comunidade; ou diminuir a discriminação geracional, são alguns dos propósitos do “Raízes com Asas”. O projeto irá abranger crianças e jovens dos 10 aos 21 anos, e pessoas com idade igual ou superior aos 65 anos, pretendendo alcançar 60 pessoas na freguesia de Alcabideche, podendo alargar-se ao restante concelho de Cascais, mais tarde.

“Este tipo de projetos cria uma comunidade mais coesa do ponto de vista social e mais preparada para enfrentar os problemas”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na sessão de lançamento. “Juntar os jovens há menos tempo, com os jovens há mais tempo é fundamental. Por exemplo, durante a pandemia COVID-19 e no decorrer do respetivo processo de vacinação, colocámos jovens voluntários nos Centros de Vacinação, para receber e encaminhar a população mais velha. Aquele espírito e sorriso dos mais jovens, ajudou a que a população mais velha tivesse menos receio em ser vacinada”, explicou o autarca cascalense.

O Projeto Intergeracional “Raízes com Asas” aproximará crianças, jovens e idosos, através de várias atividades, como cursos que exploram distintas temáticas, passeios culturais, ou eventos comunitários. As atividades vão desenvolver-se na Fundação AJU e em outros espaços da freguesia de Alcabideche, sempre com o acompanhamento dos técnicos da Fundação AJU, que incluem terapeutas, psicólogos e assistentes sociais. O projeto pretende, assim, criar impacto a curto prazo, mas também promover uma transformação social duradoura, reforçando laços e construindo comunidades mais inclusivas e solidárias.

A sessão de lançamento do projeto “Raízes com Asas” contou também com a presença de Diana Vale, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, José Filipe Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, Bárbara Carvalho, diretora municipal de Saúde e Social da Câmara Municipal de Cascais, Ana Tojal e Álvaro Soares Correia, presidente e vice-presidente da Fundação AJU, respetivamente, e da equipa técnica e utentes desta instituição de solidariedade social, parceira da Câmara Municipal de Cascais no projeto “Raízes com Asas”.

Este é um projeto financiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia.

Saiba mais sobre o PRR em Cascais aqui

Saiba mais sobre o Programa “Comunidades em Ação” aqui 

CMC | DG | NH | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0