Está aqui
Inauguração da Residência Branco Rodrigues





















A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa apresentou oficialmente a Residência Branco Rodrigues, situada na Parede, uma resposta social destinada a jovens e adultos cegos ou com baixa visão que, por motivos académicos ou profissionais, necessitem de residir temporariamente fora do seu meio familiar.
A estrutura acolhe 41 residentes no edifício principal e 8 residentes no Pólo associado, disponibilizando quartos individuais, duplos e triplos. Entre os serviços prestados encontram-se limpeza das zonas comuns e dos quartos, acesso a máquinas de lavar e secar roupa, fornecimento de água, eletricidade e Wi-Fi, serviço de lavandaria, tratamento de roupa de cama e higiene pessoal, refeições e um programa de mentoria dinamizado por residentes com experiência prévia na instituição.
A Residência integra um projeto que arrancou no início do século XX com a criação do Instituto de Cegos Branco Rodrigues, por José Cândido Branco Rodrigues, em que a gestão foi sendo assegurada por diferentes entidades ao longo do tempo, regressando à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em 2011.
A cerimónia oficial incluiu a bênção das instalações pelo Padre Francisco Campos, o descerramento da placa inaugural e visita guiada, tendo contado com as intervenções de Maria do Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e de Rita Prates, vice-provedora da SCML.
"A Santa Casa é um parceiro de longa data e, em Cascais, queremos continuar a desenvolver essa relação. Uma nova vida em que continuamos a dar a mesma resposta e a apoiar pessoas com necessidades, este é um verdadeiro projeto de inclusão", salientou Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que também marcou presença nesta inauguração.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa continua assim, a garantir condições de estabilidade, autonomia e integração social às pessoas acolhidas na Residência Branco Rodrigues.
CMC | GN | TJ | LB









