Está aqui
Autarquia recebe Medalha de Mérito e Valor Policial da PSP – Grau Ouro
A Câmara Municipal de Cascais foi distinguida pela Polícia de Segurança Pública (PSP) com a Medalha de Mérito e Valor Policial, Grau Ouro, um dos mais altos reconhecimentos atribuídos pela instituição. A cerimónia de entrega decorreu no dia 4 de dezembro, nas instalações do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS), em Moscavide, num ato solene e simbólico de reconhecimento do Município como um parceiro estratégico, sólido e consistente, cuja colaboração tem sido determinante para reforçar a segurança, a tranquilidade e a qualidade de vida no concelho.
Uma colaboração exemplar ao serviço da comunidade
Ao longo dos últimos anos, a autarquia tem mantido uma relação de proximidade, confiança e lealdade institucional com a PSP, marcada por uma visão estratégica orientada para o bem comum e para o reforço da segurança pública. Entre as iniciativas mais relevantes, foram destacadas a inauguração, em 2019, do edifício-sede da Divisão Policial de Cascais, um marco histórico que dotou o concelho de uma das melhores instalações policiais do país, também o apoio contínuo durante a pandemia de COVID-19, assegurando equipamentos de proteção individual, produtos de desinfeção e apoio logístico, tendo sido, igualmente destacada a requalificação e modernização da 50.ª Esquadra de Cascais e da Esquadra de Turismo, ambas situadas na Baía de Cascais, e reconhecido o reforço permanente da frota automóvel da PSP, assegurando meios adequados para o desempenho da missão policial e da criação de um ginásio totalmente equipado na sede da Divisão, valorizando o bem-estar e a motivação dos profissionais.
Mas a autarquia foi ainda mais longe na capacidade de resposta exemplar, em momentos de especial exigência, como durante o “apagão”, garantindo combustível, sistemas de comunicação e apoio técnico e, mais recentemente, com a cedência de várias viaturas ao COMETLIS, com manutenção assegurada pela autarquia, reforçando a visibilidade operacional e a capacidade de resposta às solicitações dos cidadãos.
Durante a cerimónia, Luís Elias, Comandante Metropolitano de Lisboa, Superintendente-Chefe, sublinhou o valor desta parceria. “Neste ato simbólico, reconhecer todo o apoio que a Câmara Municipal de Cascais tem dado à Polícia de Segurança Pública, ao Comando Metropolitano de Lisboa e à Divisão Policial de Cascais. Temos hoje, na sede de Cascais, a melhor das melhores instalações policiais do país, com excelentes condições de trabalho para os seus profissionais.”, afirmou.
.
Compromisso renovado com a segurança pública
Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, agradeceu a distinção e destacou a importância da continuidade do trabalho conjunto, reforçando o compromisso firme com a segurança pública. Na ocasião, anunciou vários projetos futuros, incluindo a criação de uma nova esquadra na freguesia de São Domingos de Rana, cuja instalação será cedida pela autarquia, com abertura no dia 1 de janeiro de 2026, também do primeiro Gabinete de Saúde Mental dedicado aos agentes das forças de segurança que prestam serviço no concelho, com disponibilização a 1 de janeiro de 2026, e de habitação pública municipal aos elementos das forças de segurança que residam a mais de 60 km da esquadra onde forem colocados e, ainda, a conclusão do projeto de videovigilância que vai permitir ter 448 câmaras de vigilância, em todo o concelho. “Este compromisso da Câmara Municipal de Cascais é inabalável, a segurança é um pilar fundamental da estratégia do nosso concelho. Continuaremos a investir na relação, nas instalações e em tudo o que for necessário para garantir que Cascais continue a ser seguro.”, sublinhou.
O autarca dirigiu, ainda, palavras de reconhecimento ao presidente cessante, Carlos Carreiras, convidado a estar presente na cerimónia pelo apoio prestado ao longo dos anos. “Agradecer ao Carlos Carreiras. Esta medalha foi atribuída e envolve o trabalho dos anteriores executivos da Câmara Municipal de Cascais, liderados por ele. Agradeço-lhe a visão, o empenho e a colaboração que sempre teve com a PSP.”, salientou Nuno Piteira Lopes.
A cerimónia contou também com a presença de Luís Carrilho, diretor Nacional da PSP, Superintendente-Chefe, Alexandre Coimbra, chefe de Gabinete do Diretor Nacional, Superintendente, Pedro Sousa, 2.º Comandante, Superintendente, António Jorge Resende da Silva, chefe da Área Operacional, Superintendente, Sofia Gordinho, comandante da Divisão Policial de Cascais, Intendente, bem como de vários chefes de Núcleo.
CMC | TL | TJ | LB









