Está aqui
OP e OP Jovem deram nova vida à EB 2,3 da Alapraia














Ideias votadas pela comunidade, mudanças visíveis na escola. Na Escola Básica 2,3 da Alapraia, o Orçamento Participativo (OP) e o OP Jovem de Cascais voltaram a demonstrar como a participação dos munícipes se traduz em melhorias concretas, desta vez ao serviço do conforto, do bem-estar e da qualidade do ambiente escolar. Um feito que juntou, no dia 19 de dezembro, Luís Almeida Capão, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Pedro Morais Soares, vereador da autarquia, para uma visita ao local, numa cerimónia que contou com a presença dos proponentes, alunos, professores, das diretoras municipais Rita Venâncio e Diana Vale e de Francisco Kreye, presidente da Junta de Freguesia Cascais Estoril. Na ocasião, Luís Almeida Capão sublinhou a importância do investimento realizado, expressando o desejo de que “esta escola seja, cada vez mais, um motivo de orgulho, não só em Cascais, mas em todo o país”.
A visita assinalou a conclusão do projeto OP08/2021 “Mobilar para o bem-estar – EB 2,3 de Alapraia”, proposto por Luís Malta, diretor do Agrupamento de Escolas da Alapraia, e do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem, proposto por Madalena Mateus, aluna do 9.º D, que apostou na criação de zonas de jogos e convívio na escola. A intervenção do OP permitiu a renovação e modernização das salas de aula, com a aquisição de mesas, cadeiras, armários, quadros interativos, projetores, computadores e cacifos, criando um ambiente mais funcional, acolhedor e estimulante para alunos e professores. O projeto representou um investimento de 301.898,58 euros, tendo sido escolhido por 2.821 votos.
Sublinhando o impacto da intervenção, Luís Malta destacou a importância da parceria com o Município: “A escola não tinha condições e nós precisamos de condições para os alunos, professores e funcionários. Foi um regozijo ter a escola como temos hoje. Temos muito orgulho na escola e na parceria que fizemos com a Câmara Municipal de Cascais. Sem ela, não teríamos nada disso”.
Já o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem, proposto por Madalena Mateus, aluna do 9.º D, graças à verba de 10.000 euros atribuída por escola, no âmbito do OP Jovem, foi possível dotar a EB 2,3 da Alapraia de uma mesa de snooker, duas mesas de air hockey, duas mesas de matraquilhos e duas mesas de exterior em plástico reciclado, com tabuleiro de xadrez embutido, promovendo o convívio, a socialização e a ocupação saudável dos tempos livres.
A inauguração dos projetos incluiu o descerramento da placa do projeto, intervenções institucionais e uma visita aos espaços intervencionados, terminando com a visita à Feira do Inverno da escola. Dois projetos distintos, um mesmo resultado: uma escola mais confortável, mais inclusiva e construída com a participação ativa da sua comunidade.
CMC | TL | CT | PR









