Está aqui
Entrega de chaves a 12 famílias
Doze agregados familiares do concelho de Cascais iniciaram esta quinta-feira, 15 de janeiro, uma nova etapa das suas vidas com a atribuição de habitações municipais no âmbito do Programa de Arrendamento Apoiado, uma iniciativa integrada na estratégia Habitar Cascais.
“Que hoje seja um dia tão marcante para vós como para nós, e que possam agora, nestas novas casas, concretizar os projetos com que sempre sonharam, para que Cascais seja para toda a vida”, palavras de Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na abertura da sessão.
O Programa de Arrendamento Apoiado, que conta com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), permite a atribuição de habitações municipais com rendas ajustadas ao rendimento do agregado familiar, priorizando, entre outros, agregados com pessoas com deficiência, pessoas idosas, famílias monoparentais ou vítimas de violência doméstica. Uma solução habitacional sustentável e equilibrada para cidadãos nacionais ou estrangeiros com título de residência válido que se encontrem em condições indignas de habitação, em risco de despejo ou a enfrentar situações graves de precariedade habitacional.
Das habitações atribuídas, foram entregues: 1 T0, 6 T1, 1 T2 e 4 T3, correspondendo um dos casos a uma situação de vulnerabilidade agravada.
As novas habitações vão acolher 26 pessoas, incluindo 17 adultos e 9 menores, assegurando-lhes condições de habitação adequadas. Entre os beneficiários encontram-se 4 famílias unipessoais, 3 famílias nucleares sem filhos e 5 famílias monoparentais, sendo duas destas famílias numerosas, refletindo realidades familiares distintas e a necessidade de respostas habitacionais diferenciadas.
A atribuição das habitações resultou de um processo de avaliação técnica desenvolvido pelos serviços municipais, com base em critérios de vulnerabilidade habitacional, incluindo situações de precariedade, risco de perda de habitação ou condições de alojamento inadequadas. As candidaturas foram analisadas de forma a garantir a correspondência entre a tipologia da habitação e a dimensão de cada agregado.
O presidente da autarquia agradeceu ainda a todos os colaboradores do universo municipal, em especial aos membros da Cascais Envolvente, do Departamento de Habitação e do Departamento de Obras da Câmara Municipal de Cascais, por tornarem possível o objetivo de entregar estas habitações.
A cerimónia de entrega de chaves contou com a presença de Luís Almeida Capão, vice-presidente do município, Rita Coimbra, Pedro Morais Soares, Frederico Nunes, João Ruivo e Alexandra Domingos Carvalho, vereadores, juntamente com Francisco Kreye, presidente da Junta de Freguesia de Cascais-Estoril, Fernando Marques, presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana e Nuno Alves, presidente da União de Freguesias de Carcavelos e Parede.
CMC | IM | LB | RP









