CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

10ª Bienal das Cidades e dos Urbanistas da Europa | Destaque para a Declaração de Cascais 2013: mais do mesmo não é suficiente

De 19 a 21 de setembro a 10ª Bienal das Cidades e dos Urbanistas da Europa foi palco para os maiores especialistas internacionais em urbanismo. Pela primeira vez em Portugal, o Conselho Europeu dos Urbanistas reuniu 23 oradores dos quatro cantos do mundo para debater Novos Paradigmas, Desafios e Oportunidades das Cidades Europeias; O contributo do Urbanismo para Superar a Crise.
A crise atual é um dos temas mais polémicos, que de acordo com os urbanistas, poderá ser uma oportunidade para fazer as mudanças necessárias. A regeneração urbana sustentável e integrada pode fazer uma enorme contribuição para a resolução dos principais problemas relacionados com a situação económica atual, o aquecimento global, o consumo de energia, a exclusão social e o declínio urbano. 
 
O último dia da conferência começou com a intervenção de Anil Menon, vice-diretor de Globalização da Cisco. O ilustro Alain Bourdin, Professor de Planeamento Urbano e Regional do Instituto Francês de Urbanismo, e autor do livro “O Urbanismo Depois da Crise” (Editora Livros Horizonte, 2010), subiu ao palco para debater como “um planeamento eficiente pode ser um planeamento ambicioso”. Após Alain Bourdin, Vincent Goodstadt, Professor honorário da Universidade de Manchester, falou sobre como "Tornar o Planeamento Eficaz: a necessidade de desafiar a retórica do Planeamento", Fernando Nunes da Silva, vereador da mobilidade na Câmara Municipal de Lisboa e professor catedrático no Instituto técnico, moderou o debate das escolas de urbanismo, que contou com a participação de Mário Moutinho, Alain Bourdin, Paolo La Greca, Artur Rosa Pires, Paulo Pinho, José Manuel Simões e Vincent Goodstadt. Os sete académicos de origem Portuguesa, Italiana, Francesa e Britânica, debateram as problemáticas da área do ensino do urbanismo. 
 
O grande destaque da 10ª Bienal das Cidades e dos Urbanistas da Europa, a apresentação da Declaração de Cascais 2013: mais do mesmo não é suficiente, foi o momento aguardado por todos os participantes da bienal. A declaração 10+10+10, que foi exposta pelo seu principal autor, João Pereira Teixeira, Presidente da Bienal, inclui um conjunto de princípios para o futuro das cidades, projetando um futuro mais sustentável para as cidades. Esta declaração de Cascais foi aprovada pela assembleia. A atribuição do Cascais Urban Award 2013 também foi parte integrante da bienal. A vencedora, Paola Idini, estudante de origem Italiana, representou a sua equipa no palco cascalense.
 
A conferência, que decorreu em Cascais no Centro de Congressos do Estoril entre os dias 19 e 21 de Setembro, foi encerrada pela Dominique Lancrenon, Presidente do Conselho Europeu de Urbanistas e João Pereira Teixeira, presidente da Bienal de Cascais, que afirma que “os urbanistas não têm uma profissão, mas sim uma missão”. 
 
O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Cascais e pelo Conselho Europeu de Urbanistas com o apoio da ZON.
 
Mais informações em http://cascaisurban2013.pt

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0