CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

28 de maio | Cascais acolhe comemorações do Dia do Bombeiro Português

Dia 28, domingo, Cascais vai vestir-se de vermelho e branco para homenagear os Soldados da Paz. Assinalado na Baía de Cascais, o Dia do Bombeiro Português inclui um desfile apeado e motorizado com partida da Cidadela de Cascais em que participam estandartes de corporações de todo o país e a entrega do Prémio Bombeiro de Mérito 2016. Atenção aos cortes de trânsito.
 
As comemorações arrancam logo às 9h00, com o hastear das bandeiras e acendimento da pira com o facho trazido pela corporação de Faro. Este ato, à semelhança de uma cerimónia Olímpica, assinala o início do Dia do Bombeiro Português e será seguido de missa na igreja Paroquial de Cascais (N. Sra. da Assunção).
 
Entre as 12h00 e as 16h30, para garantir a segurança dos participantes e público, será imposto um corte de trânsito total entre a mini rotunda junto ao Jardim Visconde da Luz e a Rotunda João Paulo II (junto ao Centro Cultural de Cascais). 
 
A partir das 13h30 haverá formatura junto à Cidadela com perto de meio milhar de bombeiros, dando início à cerimónia comemorativa que irá decorrer na Esplanada da Praia dos Pescadores e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 
 
Durante a cerimónia será entregue o Prémio Bombeiro de Mérito 2016, bem como um conjunto de menções honrosas destinadas a agraciar a Câmara Municipal, o dirigente associativo, o elemento do quadro de comando, a empresa e a personalidade da sociedade portuguesa que se tenham distinguido no ano transato pelo incentivo e apoio expressivo ao voluntariado e ao associativismo nos bombeiros.
 
A encerrar a cerimónia realiza-se um desfile apeado e motorizado que parte da Cidadela de Cascais em direção à zona do Mercado da Vila com passagem pela Av. D. Carlos, Passeio D. Luís I, Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, Av. 25 de Abril e Av. D. Pedro I, o que implica o corte de trânsito nestas artérias, e na Av. Costa Pinto, a partir do início do desfile (previsto para as 15h20) até às 16h30.
 
O Dia do Bombeiro Português de 2017, em Cascais, é organizado pela Liga dos Bombeiros Portugueses em parceria com a Federação de Bombeiros do Distrito de Lisboa e do Secretariado das Associações de Bombeiros do Concelho de Cascais com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.
 
Programa:
09h00 | Hastear das Bandeiras 
Chegada do facho para acendimento da Pira, transportado pela delegação da Federação de Bombeiros do Distrito de Faro
Acendimento da Pira
Boas Vindas da Câmara Municipal de Cascais 
Local: Praça 5 de Outubro, em frente à Câmara Municipal de Cascais
10h00 | Missa Solene
Local: Igreja Paroquial de Cascais
13h30 | Formatura pronta em parada e receção dos convidados
Cerimónia Comemorativa
14h00 | Receção à Alta Entidade 
Passagem de revista às forças em parada por Sua Excelência o Presidente da República 
Encerramento da campanha “Quartel Electrão” com entrega de prémios 
Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Cascais                                                  
Entrega das Menções Honrosas 2016, nas categorias Câmara Municipal, Dirigente Associativo, Elemento do Quadro de Comando, Personalidade Empresarial ou Empresa, e Personalidade da Sociedade Portuguesa
Entrega de Prémio Bombeiro de Mérito 2016
Alocuções: Presidente do Conselho Executivo da Lia Bombeiros Portugueses e Ministra da Administração Interna
Intervenção final de Sua Excelência o Presidente da República com entrega do Estandarte Nacional à Liga dos Bombeiros Portugueses
Desfile apeado e motorizado das Associações e Corpos de Bombeiros presentes
Local: Esplanada dos Pescadores
16h30 | Encerramento das cerimónias
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0