Está aqui
500 Anos do Foral Manuelino de Cascais | Livro, Documentário e Conferência

D. Manuel I concedeu a Cascais o seu primeiro Foral a 15 de novembro de 1514, uma vez que desde 1364 a vila se regera pelo foral de Sintra.
O processo de restauro do documento teve início em 2014, no 650.º aniversário da vila de Cascais, ocasião em que se comemoraram também os 500 anos do foral manuelino. Dezenas de especialistas das mais diversas áreas participaram neste projeto que também se materializou na produção de um documentário e na edição do estudo que se apresentado nesta sessão numa conferência a cargo Agnès Le Gac e Luís Pereira.
O processo de restauro do Foral de Cascais foi o ponto de partida para a produção deste estudo pioneiro sobre a história dos forais em Portugal, obra verdadeiramente multidisciplinar, que contou com a participação de historiadores, técnicos de restauro e cientistas, através de parceria estabelecida pela Câmara Municipal de Cascais com o Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (DCR/FCT-UNL), o Centro de Física Atómica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CFA/FC-UL), o Instituto de Ciência e Engenharia de Materiais e Superfícies do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (ICEMS/IST-UTL), o Laboratório José de Figueiredo da Direção Geral do Património Cultural (LJF-DGPC) e a ARGO - Arte, Património e Cultura.