CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Abertura Congresso Anual da CIP

Confederação Empresarial de Portugal reuniu em Cascais pela primeira vez
 
A Confederação dos Empresários Portugueses (CIP) apresentou e discutiu, no seu congresso anual, este ano realizado no Centro de Congressos do Estoril, o tema: “Portugal, crescimento ou estagnação: a resposta está nas empresas!”. A cerimónia de abertura, que contou com a presença do Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, foi o ponto de partida para o debate dos vários painéis, que contaram com a participação de gestores, universidades e associações. 
 
Sobre o tema proposto, o presidente da CIP, António Saraiva, começou por salientar, “Como representantes de empresas e de empresários resolvemos fazer aqui este nosso congresso anual para dar resposta a esta questão: Vamos continuar com estagnação no país ou vamos gerar crescimento? A nossa aposta é obviamente no crescimento”. Segundo António Saraiva, a CIP tinha de se associar a um concelho que “é o expoente desse crescimento, no conjuntos de iniciativas e infraestruturas que oferece”, acrescentando ainda que, “sendo esta uma região dinâmica de inovação nada era mais apropriado do que trazer para aqui o nosso congresso”.   
 
O presidente do município, Carlos Carreiras, salientou as linhas que tornam o concelho de Cascais um espaço atrativo: “é um território que privilegia a liberdade de iniciativa empresarial e individual. Temos mantido, naquilo que de nós depende, uma estabilidade fiscal e previsibilidade política, onde público e privado são parceiros e não antagonistas”. O presidente da autarquia sublinhou ainda que o município pretende continuar a “criar condições para que cada vez mais empresas se instalem e beneficiem do talento e das competências que existem em Cascais. Um projeto agora reforçado com a instalação da Nova SBE em Cascais e de outras universidades que se estão a juntar a nós”. 
 
O Congresso Anual da CIP foi também o palco para o diretor da Nova SBE, Daniel Traça, apresentar o “ReSkill,” o Observatório Português para a Requalificação Profissional.
“O Valor do Associativismo Empresarial”, “O Futuro do Trabalho e o Papel das Empresas”, “O Futuro do Trabalho e o Imperativo da Requalificação”, “Reinventar a Globalização” apresentado por José Manuel Durão Barroso e “Um Modelo de Desenvolvimento Económico para Portugal”, foram os painéis abordados ao longo deste congresso anual. A sessão de encerramento contou ainda com a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, 
 
Já na noite anterior ao congresso, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, participou num encontro de empresários, onde defendeu que “a economia existe e deve estar ao serviço das pessoas”. O autarca, que no seu discurso abordou temas da economia nacional, deixou pistas para o futuro.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0