CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

App para detetar cancro e plataforma digital de energia vencem Global Impact Challenge

Dois projetos venceram ex-aqueo o prémio Portugal Global Impact Challenge, da Singularity University (SU), e que vão agora poder desenvolver as suas ideias no Nasa Ames, em Silicon Valley, nos Estados Unidos.

A médica Sofia Couto apresentou a concurso o projeto de saúde “SkinSoul”, constituído por uma app, que tanto pode ser utilizada num telemóvel como num computador, baseada em inteligência artificial e destinada a reduzir o tempo de diagnóstico de cancro de pele. A aplicação aumenta exponencialmente o screening de melanomas, Esta ideia poderá salvar vidas ao permitir a deteção precoce da doença. Uma deteção precoce permite iniciar o tratamento mais cedo melhorando a taxa de sobrevivência de 14% para 98%.

Por seu lado, os engenheiros José Toscano, Pedro Silva e Pedro Garcia apresentaram o projeto Mov.e – Energia . Trata-se de uma plataforma que permite a transformação digital do contrato de eletricidade e que dará acesso à mesma a qualquer momento, em qualquer lugar, com segurança e privacidade a um custo competitivo. A plataforma funciona de modo semelhante ao conceito de roaming nos telemóveis e permite ligar consumidores a fornecedores de redes elétricas em qualquer local do mundo para se proceder a carregamento de veículos elétricos ou de outros equipamentos.

Durante 10 semanas, um autor de cada um destes dois projetos vai ter a possibilidade de acelerar o seu modelo em termos tecnológicos e de plano de negócio num programa com a equipa da Singularity University no SU Ventures Incubator Program, situado no Centro de Pesquisas NASA Ames, em Silicon Valley (EUA).

O júri composto por representantes da SU, da Nova SBE, da Câmara Municipal de Cascais, Fundação Amélia de Mello e Beta-i, bem como outras personalidades influentes do universo do empreendedorismo, dos negócios e da inovação, selecionou estes dois projetos de entre oito candidatos que haviam passado à fase final.

Para o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, Cascais tem muitas ambições no campo da inovação, especialmente num ano em que é Capital Europeia da Juventude. “Queremos continuar a fazer de Cascais um novo pólo de educação e conhecimento e acreditamos no impacto que a inovação e a digitalização podem trazer a uma vila com as características especiais de Cascais, tornando-a, assim, no local ideal para testar novos conceitos no contexto de grandes centros urbanos”, sublinha.

Projetos vencedores:

SkinSoul - Saúde – Usar uma app de inteligência artificial para reduzir o tempo de diagnóstico de cancro de pele.

Mov.e - Energia - Transformação digital do contrato de eletricidade para ter acesso à mesma a qualquer momento, em qualquer lugar, com segurança e privacidade a um custo competitivo, devido à tecnologia blockchain.

O QUE É O GLOBAL IMPACT CHALLENGE?

O programa Global Impact Challenge desafia estudantes, cientistas e empreendedores a apresentar ideias e “inovações disruptivas” que tenham impacto na vida de milhões de pessoas no prazo de uma década.

O objetivo deste programa passa por potenciar inovações disruptivas que ajudem a resolver os maiores problemas da atualidade nas áreas da energia, ambiente, alimentação, abrigo, espaço, água, desastres naturais, organização, saúde, educação, prosperidade e segurança. Estas “inovações disruptivas” são, segundo a SU, as que vierem a ter impacto em mil milhões de pessoas no espaço de 10 anos.

O segundo programa, SU Portugal Summit Cascais, realiza-se a 8 e 9 de Outubro deste ano e trata-se de grande conferência na qual se reunirão referências do mundo dos negócios, empreendedores, e inovadores do futuro com o propósito de criar novas lógicas de inovação local e global.

A SU Portugal Summit Cascais irá proporcionar programação e conteúdos educacionais e de negócios em torno de múltiplas áreas ligadas à tecnologia, reunindo, para o efeito, os melhores especialistas, selecionados de vários pontos do mundo.

A plataforma colaborativa SU, fundada em 2008, tem como objetivo capacitar pessoas e organizações de todo o mundo a interligar e criar soluções inovadoras, com recurso a tecnologias de ponta, como a inteligência artificial, a robótica ou a biologia digital. S.R.S.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0