CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Aprovado o Plano Estratégico de Desenvolvimento Social

Cascais edifica um futuro solidário.
Vivemos num confronto permanente. Nascemos num mundo que já não existe e estamos a projetar ações para um mundo que vai existir. Foi com esta síntese que Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais definiu o Plano Estratégico de Desenvolvimento Social (PEDS), para a década 2020/30 que foi aprovado, por unanimidade e aclamação, no Plenário do Conselho Local de Ação Social de Cascais (CLAS- Cascais).
 
Na sua 44.º reunião plenária, presidida por Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, e do CLAS-Cascais, entidade que reúne 110 entidades públicas e privadas analisou os eixos fundamentais do PEDS e, de seguida, procedeu à sua aprovação. A unanimidade verificada na aprovação do documento resulta, conforme foi sublinhado no início por João Silveira Lobo, da Nova- School of Business and Economicas (Nova SBE), de Carcavelos, da própria metodologia da sua elaboração, uma simbiose entre a prática, o estudo e muito trabalho de campo, com múltiplas contribuições das entidades envolvidas.
 
O documento perspetiva ações, até 2030 e prevê a calendarização, a monitorização e eventuais correções em períodos bianuais. De acordo com os seus eixos estratégicos todas as áreas da ação social estarão definidas neste documento. O combate à exclusão e à pobreza, a inclusão social, o acolhimento de comunidades imigrantes, a erradicação da violência de género, o desenvolvimento educativo, o incremento da natalidade e apoio à infância, o apoio sénior com respeito pela autofonia de todo ser humano são apenas alguns dos aspetos que o documento, ora aprovado, consagra.
 
Carlos Carreiras referiu ainda que Cascais terá até 2022 mais três centros de saúde; em Carcavelos, S. Domingos de Rana e Cascais, um investimento camarário que se substitui, neste campo, à administração central. Igualmente na educação a Câmara aposta forte na melhoria do parque escolar e na construção de novas escolas, mesmo fora do âmbito do ensino básico, como é um exemplo da Secundária de Cascais. Sendo esta responsabilidade do Governo central mas que o município de Cascais assume.
 
Um dos aspetos focados pelo presidente da Câmara foi da coesão territorial e sua vertente da mobilidade. Segundo Carlos Carreiras, a previsão aponta para, em janeiro próximo Cascais esteja dotada de uma rede rodoviária de transportes públicos gratuitos, estando em estudo a criação de muitas centenas de diárias grátis de estacionamento. Estas medidas visam promover de forma sustentada a utilização da rede de transportes coletivos apontando para uma profunda transformação de mentalidades com evidentes benefícios nos impactes ambientais.
 
Recorde-se que a elaboração deste PEDS sustentou-se no Diagnóstico Social exaustivo realizado em Cascais, onde participaram 1000 munícipes e 200 organizações e foi coproduzido por um grupo de 25 profissionais da Rede Social e por um Comité de Decisores Estratégicos. É também imperativo que estes objetivos de longo prazo respondam aos desafios dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU.
Neste plenário A NOVA SBE e a Acácia foram duas organizações quem integraram a Rede Social de Cascais, que passou a integrar 109 organizações públicas e privadas. 
No final do seminário, Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, apresentou os ODS e a relação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Social com os ODS.
 
 
 
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0