Está aqui
Associação Humanitária de Bombeiros da Parede celebra 90 anos












“Tenho o privilégio de trabalhar com todas as corporações de bombeiros do concelho e partilhar alegrias e momentos de profunda tristeza destes homens e mulheres que dedicam as suas vidas a mostrar o que de melhor há no espirito humano” referiu Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, na sessão solene que, em dia de aniversário, homenageou vários bombeiros e sócios mais antigos da Associação.
Carlos Carreiras aproveitou ainda a oportunidade para fazer um apelo à sociedade civil para encontrar formas de apoiar os bombeiros do concelho, não só de forma pontual como aconteceu este verão a propósito dos incêndios que assolaram o país: “É exigido um esforço coletivo de toda a comunidade para apoiar os corpos de bombeiros de uma forma contínua e permanente”, salientou.
Um dos momentos mais emocionantes desta sessão solene aconteceu quando a jovem Erica Tavares, de 15 anos, aproveitou a oportunidade para agradecer aos bombeiros que lhe salvaram a vida quando tinha um ano de idade e foi vítima de um incêndio doméstico que lhe queimou 70% do corpo, deixando graves sequelas. Só a pronta intervenção dos bombeiros da Parede, sem qualquer apoio médico, permitiu transportar a criança para o hospital S. Francisco Xavier. “A presença da Erica aqui é um ato de coragem. É de louvar, porque é muito raro que as pessoas venham agradecer aos bombeiros o facto de lhes terem salvo a vida”, afirmou o Comandante Pedro Miguel Araújo.
Fernando Magalhães, um dos bombeiros que assistiram Erica no seu trágico acidente, recebeu das mãos da jovem a medalha de mérito pelos 20 anos de serviços prestados. “Nunca mais tive contato com a Erica, só falei com ela há uma semana pelo telefone. Mas o caso desta jovem foi sem dúvida o que mais me marcou em toda a minha carreira”, confessou Fernando Magalhães, visivelmente emocionado.