CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Bandas do concelho tocam juntas no Dia Mundial da Música

O Festival de Bandas reuniu 7 filarmónicas em grande harmonia

Esta tarde de sábado, o Hipódromo Manuel Possolo recebeu o Festival de Bandas Filarmónicas de Cascais. Foram quase 300 músicos em três palcos que encantaram todos aqueles que assistiram a esta comemoração inédita do Dia Mundial da Música.

Uma magnifica homenagem à arte musical com tanta tradição no concelho e uma prova evidente da imensa vida que fervilha nas muitas coletividades existentes, mostrando a vitalidade do associativismo que faz parte da vida de centenas de cascalenses há muitas gerações.

Ideia original de Sérgio Costa, Maestro da Banda Filarmónica da SMUP - Sociedade Musical União Paredense que lançou o ousado desafio que os maestros das outras bandas filarmónicas logo acolheram com grande entusiasmo.

“Foi um projeto que levou 1 ano a ser concretizado e em que quase três centenas de músicos partilharam não só a sua música, mas harmonia e muitas sensações para fazer deste Encontro um evento único no nosso concelho”, referiu Sérgio Costa. 

Com um repertório muito variado, o grande destaque foi a música portuguesa. Temas sobejamente conhecidos por todos como Desfolhada, O Amor é Assim, Desfado, Conquistador ou Gaivota tocados pelas bandas filarmónicas, tiveram como solistas as vozes de Elsa Frias, Mila Belo e Hugo Baptista. Um dos momentos altos do Festival que fez levantar o público que não cessou de acompanhar os já clássicos da música portuguesa com palmas e vozes bem afinadas.

“Estou muito feliz porque quando iniciei estas funções algumas das bandas estavam a desaparecer e havia entre os músicos uma percentagem muito elevada com alguma idade”, referiu Carlos Carreiras, presidente da CM de Cascais, acrescentando que “com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo movimento associativo temos hoje sete bandas filarmónicas com músicos muito jovens e que são a prova que também se faz Cultura a partir daquilo que é popular”.

Para o fim os maestros ainda tiveram uma surpresa que fechou com chave de ouro este Festival. Todas as bandas participantes tocaram em conjunto a marcha “Sete Bandas em Filarmonia”, encomendada de propósito ao compositor Valdemar Gomes. Um momento apoteótico que vai perdurar na memória de todos os que assistiram ao espetáculo.

CMC | PL | BN | AG

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0