Está aqui
Reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil





A Comissão Municipal de Proteção Civil e a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais reuniram-se esta quarta-feira, 17 de dezembro, no Centro Cultural de Cascais, para uma sessão de trabalho conjunto dedicada à proteção civil e à segurança do território.
O encontro juntou os comissários das duas estruturas num momento de articulação estratégica: "este balanço é muito importante para perceber as dificuldades e respostas dadas por parte da Proteção Civil no concelho durante este ano, o combate aos fogos e preservação da serra são prioridades", referiu Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Durante a primeira hora de trabalhos, foi feito um balanço detalhado com intervenção de Rui Ângelo, Diretor da Proteção Civil e outros membros da entidade que abordaram as ocorrências registadas nos últimos seis meses, permitindo avaliar respostas, identificar aprendizagens e reforçar procedimentos operacionais.
Na segunda parte da reunião, os trabalhos centraram-se nos riscos de incêndio rural, nos planos de intervenção e nas estratégias de prevenção na Serra de Sintra, com destaque para projetos estruturantes em curso no concelho.
Entre eles, foi apresentado o projeto LIFE ResLand – Adapt and Promote a Resilient and Firewise Living Landscape, que ja está a ser implementado na vertente cascalense do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC). O projeto tem como objetivo promover uma paisagem mais resiliente e adaptada às alterações climáticas, reduzindo o risco de incêndios e reforçando a gestão sustentável do território. Saiba mais, aqui.
Coordenado pela Cascais Ambiente, o LIFE ResLand é um dos projetos portugueses apoiados pelo Programa LIFE da Comissão Europeia, contando com um orçamento de 3 milhões de euros. São parceiros do projeto o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Proteção Civil. Com uma duração de seis anos, o projeto decorre até 30 de setembro de 2029, ambicionando tornar-se um modelo replicável a nível nacional e internacional, como exemplo de boas práticas na prevenção e gestão do risco de incêndio.
Estas reuniões realizam-se semestralmente, nos meses de junho e dezembro, promovendo uma cultura de trabalho em rede, planeamento contínuo e avaliação permanente das políticas municipais de proteção civil e segurança do território.
A sessão contou ainda com Luís Almeida Capão, vice-presidente, e dos vereadores Pedro Morais Soares, Ana Rita Coimbra e João Ruivo, sublinhando o papel político do município com a prevenção, a coordenação e a segurança da população.
CMC | GN | TJ | LB









