CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Câmara continua a apostar no Combate à Violência Doméstica e reforça apoio social e cultural

Em reunião de Câmara do Executivo Municipal, realizada no dia 24 de janeiro

Nesta terça-feira, decorreu no Centro Cultural de Cascais, a 2ª Reunião ordinária do Executivo Municipal de 2023 onde Plano e Orçamento e Coesão e Desenvolvimento Social estiveram em destaque.

Combate à Violência Doméstica

Foi votada, favoravelmente, a 1ª alteração às Grandes Opções do Plano 2023 - 2027 e 1ª alteração ao Orçamento 2023 - 2027.

Dentro desta proposta está a despesa inadiável no Combate à Violência Doméstica.

Questionado pelo Vereador do Partido Chega, João Rodrigues dos Santos, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, explica que as vítimas de violência doméstica se inserem na aprovação das “cerca de 70 medidas, na ordem dos 40 milhões de euros, de mitigação dos efeitos da crise económica e social que estamos a viver”.

Acrescentando que se têm “investido verbas suficientemente apreciáveis nesse mesmo combate”, e “não faltará nenhum dinheiro para travar esta violência”.

A Câmara Municipal de Cascais assume o seu papel de liderança a nível local, na congregação de esforços e na criação de respostas adequadas para minorar e prevenir os efeitos nefastos deste tipo de violência. São várias as associações que a Câmara apoia e concorrem para esse flagelo.

O Presidente da autarquia termina a discussão do ponto sublinhando que esta situação “é merecedora da nossa condenação mais profunda e infelizmente nas notícias que vão saindo a nível nacional é algo que está longe de ser uma batalha ganha”, pois, “a realidade poderá ser muito mais profunda do que aquela que vamos conhecendo à conta das estatísticas e à conta das situações que vão ocorrendo”.

Só no Concelho de Cascais registam-se, anualmente, 400 a 500 situações de violência doméstica reportadas às forças de segurança, que envolvem igual número de crianças e jovens.
Infelizmente, o número de casos no nosso país e no mundo contínua a ser muito elevado.

Apoio social e cultural à comunidade

Foi aprovada, por unanimidade, a proposta de apoio Financeiro à Fábrica da Igreja da Paróquia de São Vicente de Alcabideche para Obras de Reabilitação do Complexo da Igreja de Bicesse no valor de €200.000,00.

Depois deste complexo apresentar sinais de degradação resultante do desgaste de materiais e de possuir materiais na sua construção que são comprovadamente prejudiciais à saúde (amianto), a Câmara Municipal de Cascais decidiu apoiar este espaço utilizado pela comunidade para os mais diversos fins de desenvolvimento e apoio social, tais como o Grupo juvenil, o Grupo de Solidariedade Salesiana, o jovens chama-te, a conferência vicentina e Banco Alimentar, bem como variadas atividades abertas à comunidade em geral.  Este apoio visa garantir a qualidade necessária a que estas atividades sociais, culturais e da juventude da comunidade se desenvolvam e que permitam fundamentalmente o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

Gestão Patrimonial, Contratação Pública, Coletividades, Juntas de Freguesia, Assuntos Jurídicos, Saúde, Solidariedade Social e Direitos no Território, Recursos Humanos, Planeamento do Território, Gestão Territorial, Ambiente, Cultura, Educação, Mobilidade, Voluntariado e Cidadania e Reabilitação Urbana foram outros dos pontos setoriais discutidos na reunião ordinária.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0