CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Câmara Municipal de Cascais e GALP entregam 207 aquecedores a IPSS’s do concelho

A ação solidária visa combater a pobreza energética e ajudar as famílias mais carenciadas.

A Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a GALP, entregou hoje, dia 13 de março, no Centro Logístico de Cascais – C3, 207 aquecedores a gás, com destino final a casas de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica. Foram 12 as entidades que beneficiaram deste apoio e que apoiam famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, parceiras do Programa do município, Cascais Mais Solidário. Estes aquecedores irão chegar à casa de muitos núcleos familiares, combatendo, assim, situações de pobreza energética e contribuindo para o bem-estar térmico de crianças, adultos e pessoas idosas. 
Na cerimónia de entrega estiveram presentes Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida e Carla Semedo, vereadores da autarquia, os presidentes das 4 Juntas de Freguesia do concelho e representantes da Galp, Sandra Aparício (Fundação Galp) e Hugo Ferreira (GPL). 
“A Galp tem sido um parceiro de excelência do município e, para nós, é um privilégio, porque esta parceria permite, acima de tudo, apoiar os munícipes, nomeadamente, as famílias e as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, neste caso, através da entrega dos aquecedores com a respetiva carga”, adiantou Frederico Pinho de Almeida, no evento. Esta parceria já melhorou as condições de vida a muitas famílias, e na cerimónia foi altura para a autarquia dirigir um convite à Galp para que integre a Rede Social de Cascais. A responsável da Fundação Galp, Sandra Aparício, não hesitou: “Aceito o convite para integrar a Rede Social de Cascais e renovo os compromissos de continuar a planear, em conjunto, iniciativas sociais que temos no nosso plano que podem estar alinhadas com a estratégia que o município de cascais tem no apoio às instituições”. Algo que vai reforçar o apoio cujos números não deixam margens para dúvidas. “Ajudar as famílias carenciadas faz parte da nossa estratégia de ajudar a reduzir a pobreza energética. Ao todo, já contribuímos com mais de 2000 aquecedores, tanto para famílias ucranianas, como para famílias cascalenses. Para além dos aquecedores, nós também ajudamos nas cargas de gás, ou seja, cada aquecedor tem a oferta de uma carga de gás e também através de outra rede, as famílias carenciadas têm acesso a gás gratuito, a uma garrafa por mês”, recordou Hugo Ferreira, responsável do GPL. Esta iniciativa não seria possível sem o trabalho que é desenvolvido pelas IPSS´s, que identificam as famílias e fazem esta ligação. “É em comunidade, em parceria, Estado, Terceiro Setor e entidades privadas, que conseguimos ter uma comunidade mais forte e tentamos colmatar aquilo que são as necessidades das famílias”, rematou Frederico Pinho de Almeida.


CMC | TL | IM | CB | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0