CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Câmara Municipal de Cascais reforça parceria com a DARIACORDAR/ Movimento Zero Desperdício

Cascais tem sido inspirador para nós. Um exemplo de colaboração com os outros parceiros da rede.
Palavras de Paula Policarpo, presidente da direção da DARIACORDAR-Associação para a Recuperação de Desperdício, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cascais, onde foi assinado um protoloco de colaboração com a Câmara de Cascais, de implementação do Projeto Zero Desperdício.
 
Este é um projeto que desde o seu início, em 2012 “é um exemplo de economia colaborativa, entre públicos, privados e cidadãos, só juntos conseguimos implementar o projeto Zero Desperdício. Idealmente é um objetivo. Esperamos que um dia deixe de existir a necessidade desta rede”, acrescentou Paula Policarpo.
 
Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, agradeceu “a atitude e o envolvimento que sempre colocámos nas equipas, e que também está salvaguardado no Zero Desperdício que é garantir a dignidade na dificuldade. Todos nós passamos por momentos com maior dificuldade, mais profunda, menos profunda, acrescentou. “ Se a nossa dignidade for mantida temos a capacidade de um dia sair dessa dificuldade mais facilmente”.
 
Esta pareceria assume-se como um complemento às respostas de apoio familiar existentes no concelho de Cascais, que conta com o apoio de empresas concelhias (restauração, hipermercados) e a parceria de organizações não lucrativas cujo objetivo é a captação e (re) distribuição de excedentes alimentares. Entre as novas atribuições está a promoção de doação de excedentes alimentares gerados nos refeitórios, cantinas, escolas básica, eventos e outros espaços.
 
“Uma palavra especial para DARIACORDAR e para todas as instituições que colaboram neste movimento que é o movimento Zero Desperdício. Agradecer a todas as entidades doadoras e às entidades recetoras que depois fazem chegar estes bens alimentares a todos aqueles que necessitam”, referiu Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal, no final da assinatura do protocolo.
 
No seguimento do protocolo assinado em 2012, a Câmara Municipal de Cascais e as entidades parceiras pretendem dar continuidade à vertente ecológica e ambiental, do projeto, bem como implementar ações de cooperação e facilitação entre as entidades doadoras de bens alimentares e as organizações não lucrativas que acompanham e apoiam famílias em situação de privação material.
 
Ao abrigo do Movimento Zero Desperdício (MZD) a recuperação das refeições, em perfeitas condições de serem consumidas, estão de acordo com os procedimentos obrigatórios e as boas práticas fixadas quer pela ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) quer pela DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária).
Para além das vertentes já mencionadas, este protocolo prevê a articulação com a CMC no sentido de promover campanhas de sensibilização junto da população em geral e em particular dirigidas às crianças em idade escolar, nomeadamente os conteúdos que a DA/MZD tem vindo a desenvolver em parceria com o Plano Nacional de Leitura.AQ
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0