Está aqui
Campanha de arqueologia subaquática de Cascais em curso

A campanha anual de arqueologia subaquática do município de Cascais começou este ano em meados de agosto e prolonga-se até novembro em várias zonas do litoral do concelho.
A campanha do Projeto de Carta Arqueológica Subaquática de Cascais, em parceria com o Centro de Investigação da Escola Naval e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, articula-se com a equipa Mar, da Cascais Ambiente, no sentido de avaliar o estado de conservação do património cultural subaquático já referenciado e simultaneamente proceder ao levantamento da biodiversidade existente em várias zonas do litoral.
Nesta primeira fase os trabalhos decorrem entre a Bafureira e o Bugio, o que permitirá a monitorização da Área Marinha Protegida das Avencas (AMPA), Ponta de Rana, S. Julião da Barra e os naufrágios do Bugio.
A campanha tem como objetivos a caraterização arqueográfica e histórica dos despojos identificados e que eventualmente possam vir a ser descobertos, garantir a conservação preventiva de objetos salvaguardados do meio aquático e avaliar o estado de conservação de objetos que permanecem no local.
Finalmente, a campanha serve também para incentivar e acompanhar a continuação dos censos da biodiversidade e validar os protocolos usados. S.R.S.