CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Capital Europeia da Juventude “ultrapassou expectativas” disse PR

O 16º Encontro Nacional das Associações Juvenis sob o lema das novas tecnologias e sustentabilidade ambiental, começou com um apelo do Presidente da República, uma polémica à volta da alteração à Lei das Associações Juvenis e um elogio a Cascais pelo sucesso da Capital Europeia da Juventude: “Excedeu todas as expectativas” disse Marcelo Rebelo de Sousa.

“O vosso futuro, que é o nosso futuro, só será à medida dos vossos sonhos, que são os nossos sonhos, se for igual para todos”, disse o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa na cerimónia de abertura do 16º Encontro Nacional das Associações Juvenis.

O Presidente, que mais uma fez questão de estar presente neste Encontro, começou por dirigir-se ao autarca anfitrião, Carlos Carreiras: “Uma primeira palavra para o senhor presidente da Câmara, para felicitar Cascais por este ano que tem sido um sucesso. A Capital Europeia da Juventude ultrapassou as expectativas”, disse.

Carlos Carreiras tinha antes sustentado que a atribuição da organização da Capital Europeia da Juventude 2018 a Cascais era tão só o resultado da política para a juventude da autarquia nos últimos dez anos, convidando todos os presentes a visitarem a exposição que, a esse propósito, estava patente à entrada do Centro de Congressos do Estoril, local onde se realiza este Encontro.

Carlos Carreiras lembraria ainda a aquilo que têm sido “as grandes linhas da aposta de Cascais a nível de políticas de Juventude, naquilo que são causas estruturantes (…) “a aposta no ensino (…) anunciando a realização de ” um investimento forte, na ordem dos 40 milhões de euros, para renovar todas as escolas do concelho, na defesa da escola pública (…), mas também lançando um programa agressivo na habitação jovem, de modo a poder garantir autonomia aos jovens do concelho, (…) a par do emprego, mais qualificado, matéria de políticas anteriores”, registando Cascais, neste momento “a mais baixa taxa de desemprego jovem a nível do país”.

Uma sessão de abertura que contou ainda com a presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, Nuno Piteira Lopes, vereador com o pelouro da Juventude, Catarina Marques Vieira, Comissária da Capital Europeia da juventude, e Tiago Manuel Rego, presidente da direção da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ). E seria o presidente da FNAJ  a suscitar a polémica, a propósito da alteração à Lei das Associações Juvenis. Tiago Manuel Rego criticaria a distinção entre Associações Juvenis, obrigatoriamente, segundo a nova Lei, presididas por jovens (pessoas com menos de 30 anos) e as Associações de Carater Juvenil, aquelas que apesar de dirigidas a jovens são presididas por pessoas com mais de 30 anos. A questão suscitada no discurso do presidente da FNAJ acabou mesmo por ser respondida pelo próprio secretário de Estado, João Paulo Rebelo, que apesar da contestação da plateia, defendeu o seu ponto de vista.

Polémicas à parte, o Presidente da República foi desafiado, por Tiago Manuel Rego, a partilhar o seu habitual mergulho matinal, na Baía de Cascais, na manhã deste domingo, com os demais jovens presentes neste encontro. E o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa aceitou o desafio.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0