CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Carcavelos | Início da requalificação do Mercado Municipal

Arrancou hoje, 12 de janeiro, a intervenção para requalificação do Mercado Municipal de Carcavelos e zona envolvente, operação que irá permitir criar novos espaços públicos e uma nova unidade de produção e comercialização dos tradicionais gelados Santini. Representando um investimento global aproximado de 2,8 milhões de euros, os trabalhos vão decorrer até ao final do primeiro semestre de 2013.

Com esta intervenção, o edifício do mercado municipal projetado há meio século por Jorge Segurado, vai agora ser recuperado e ampliado adquirindo uma nova funcionalidade: a unidade de produção e comercialização dos gelados Santini. Na entrada, todo o espaço fronteiro hoje utilizado como parque de estacionamento vai transformar-se numa praça urbana para usufruto da população, dotada de esplanadas. Às quintas-feiras, esta praça continuará a receber o mercado saloio em complemento com a feira de levante.

Realçando a importância desta intervenção para a freguesia, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, afirmou que o “futuro do Mercado de Carcavelos começou hoje. É importante sair do gabinete e estar próximo dos que trabalham diariamente neste espaço e sentir que os comerciantes estão satisfeitos com esta mudança. No futuro, teremos um Mercado que será um espaço de referência não apenas para a freguesia, mas para Cascais. Um espaço que os carcavelenses há tanto tempo legitimamente ambicionam. Este é o primeiro passo para um mercado novo que irá ancorar, potenciar e desenvolver as muitas atividades económicas e sociais da vila”.

Ao longo dos próximos meses é na estrutura provisória que os comerciantes irão desenvolver a sua atividade. No âmbito da intervenção agora iniciada, também o terreno onde os comerciantes ficam temporariamente alojados será requalificado para dar lugar a um recinto delimitado e estruturado para capaz de acolher, a partir do início do segundo semestre de 2013, todas as quintas-feiras, a habitual Feira de Carcavelos atualmente a funcionar em espaço provisório a sul da linha férrea.

Com esta mudança, a feira de levante regressa à sua localização original, agora de forma ordenada e apoiada por estacionamento, aproximando-se do centro da freguesia, dos principais equipamentos e da população. Nos restantes dias da semana, o recinto da feira fica disponível para eventos permanentes e temporários que envolvam a população, atraiam novos visitantes ao concelho e promovam a criatividade e o investimento. A intervenção representa um investimento municipal de aproximadamente dois milhões de euros, aliado a um investimento privado de 800.000 euros.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0