CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Carcavelos tem novo Centro de Saúde

Quatro valências de cuidados de saúde primários beneficiam 25 mil pessoas.

Esta terça-feira (25/07) foi inaugurado o novo Centro de Saúde de Carcavelos que, além de reunir quatro valências de cuidados de saúde primários, pretende ser um lugar de vida social, pensado para a população, com uma grande praça/jardim, e ainda com um parque de estacionamento com capacidade para 267 lugares.

Unidade de Saúde Familiar (USF), Serviço Permanente (SP), Equipa de Tratamento (ET) de Comportamentos Aditivos e Dependências e Serviço de Psiquiatria são as quatro valências deste Polo de Saúde, que revitalizou os terrenos da antiga fábrica da Legrand, constituindo-se como um elemento estruturante do tecido urbano, com uma imagem bem identificada sob o ponto de vista arquitetónico e de impacto público positivo.

O edifício, cuja construção arrancou no final de 2021, contempla um total de 56 gabinetes médicos - 24 para a USF e SP, 18 gabinetes para a ET e 14 para o Serviço de Psiquiatria, numa área total de construção de 2.050 m² e de estacionamento de 13.000 m².

Refletindo um novo paradigma de saúde do séc. XXI, o Polo de Saúde de Carcavelos é simultaneamente entendido como catalisador de relações interpessoais e centro da vida comunitária, através da sua praça/jardim, onde se fomenta o contacto entre utentes (USF, ET e SP), moradores locais, alunos/funcionários da Escola Secundária de Carcavelos e transeuntes ocasionais. 

Ainda, de forma a responder aos princípios atuais de sustentabilidade, e tendo em conta o Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas de Cascais, o edifício terá produção autónoma de eletricidade através de painéis fotovoltaicos nas coberturas, assim como o aquecimento de água através de painéis solares térmicos.

“É uma grande satisfação e um orgulho porque estamos a cumprir aquilo que eu combinei, em 2017, com o Ministro da Saúde, à época Adalberto Campos Fernandes, para permitir que todos os cidadãos de Cascais tivessem médicos de família”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, explicando que fez um acordo para que a autarquia suportasse o investimento de construção e recuperação de Centros de Saúde e o Ministério da Saúde se compromete-se a equipá-los e dotá-los de recursos humanos.

Esse acordo concretizou a ampliação, para o dobro, do Centro de Saúde de São Domingos de Rana, a construção deste novo Centro de Saúde de Carcavelos e vai permitir que a obra do novo Centro de Saúde de Cascais, na Vila, seja lançada no 4.º trimestre deste ano.

Entretanto os fundos comunitários – Portugal 2020 e Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – foram disponibilizados e “esse dinheiro que tinha sido previsto para os Centros de Saúde pode agora ser redirecionado para outras áreas também importantes no município” frisou Carlos Carreiras.

Presente na inauguração, o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, não escondeu o contentamento: “É um equipamento exemplar da ambição que queremos para os cuidados de saúde primários. É a descentralização em movimento aqui em Cascais. Isto não seria possível, com este brilhantismo e qualidade, senão fosse a liderança de proximidade da Câmara Municipal de Cascais. Esta cooperação entre os municípios e o Sistema Nacional de Saúde (SNS) é essencial para o presente e para o futuro do SNS ao serviço das pessoas”.

De relembrar que, enquanto a obra do Centro de Saúde de Cascais não estiver terminada, a autarquia mantém em funções o projeto “Bata Branca” que permite apoiar, a nível da saúde familiar, todos os munícipes que ainda não tem médico de família.

CMC | SJ | MC | AG | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0