CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Casa Sommer iluminada para sensibilização do cancro infantil

Cascais adere à iniciativa Setembro Dourado, promovida pela Fundação Rui Osório de Castro e pela Associação Acreditar

A Câmara Municipal de Cascais adere à iniciativa "Setembro Dourado", promovida pela Fundação Rui Osório de Castro e pela Acreditar, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, que pretende sensibilizar para o cancro infantil.

Esta Fundação dedica-se à informação e investigação da oncologia pediátrica e, unindo-se uma vez mais à Acreditar, estas instituições pretendem, com a iniciativa, sensibilizar e alertar para esta causa, contando com o apoio do Município de Cascais.

Assim, durante o mês de setembro, Cascais é um dos concelhos do país com um monumento de referência iluminado numa alusão ao laço dourado, símbolo internacional da sensibilização para o cancro infantil desde 1997.

Em Cascais, a Casa Sommer foi o monumento escolhido para abraçar esta cor, durante todas as noites do mês.

"O cancro pediátrico atinge crianças e jovens de norte a sul do país, pelo que sentimos ser importante que os municípios mostrem que não se esquecem e que estão ao lado destas cerca de 400 crianças e jovens, e suas famílias, que são diagnosticadas com cancro todos os anos em Portugal.", afirma a Diretora Executiva da Fundação, Cristina Potier. 

Também com o intuito de prestar homenagem às crianças e adolescentes com cancro, sobreviventes, assim como a todas as famílias, profissionais, voluntários e médicos que se dedicam a esta causa, três serviços de oncologia pediátrica do país vão aderir ao mês dourado. IPFG de Lisboa, IPOFG do Porto e o Centro Hospitalar de São João vão ser decorados com laços dourados gigantes.

Para Cristina Potier, este tipo de iniciativa é extremamente importante para "lembrar que estas famílias além do sofrimento físico que passam durante o tratamento, enfrentam também muitas vezes dificuldades financeiras pois continuam a ter as mesmas ou mais despesas e com rendimento normalmente reduzido pois alguém tem de cuidar da criança", assim como "lembrar que graças à evolução nos tratamentos cerca 80% destas crianças sobrevivem e têm uma vida inteira pela frente muitas vezes com sequelas físicas ou psicológicas que não podem ser negligenciadas".

Em suma, serve "Setembro Dourado" para "alertar e sensibilizar a sociedade em geral para este tema", confessou a Diretora Executiva. M.D.A.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0