CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais 52 SUPER SERIES Sailing Week um dos eventos mais sustentáveis de sempre

A Fórmula 1 dos monocascos está em Cascais até 20 de julho a disputar a Cascais 52 SUPER SERIES Sailing Week. Com mastros de 22 metros de altura e capazes de atingir velocidades até 20 nós (37km/hora), os maiores iates do mundo competem no melhor campo de regatas do mundo numa prova de gigantes onde não é esquecida a mensagem da sustentabilidade ambiental. A regatta foi certificada pela Sailors of the Sea Portugal com o nível ouro.

FOTO: @Nico Martinez/TP52SS

Organizada pelo Clube Naval de Cascais em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, a prova que se define como uma das mais sustentáveis de sempre - traz a Cascais 11 equipas com bandeiras de 7 países diferentes – Grã-Bretanha, Itália, Rússia, África do Sul, Alemanha, Turquia e Estados Unidos da América - que contam com mais de 200 velejadores de alto nível de 20 nacionalidade distintas. 

E se o vento forte e errático que se tem feito sentir nos últimos dias não facilitou a vida aos velejadores (acompanhe tudo em www.52superseries.com), as exigências a nível ambiental, igualmente elevadas, estão já interiorizadas. "Preocupamo-nos com as questões ambientais desde 2014 e iniciámos medidas de sustentabilidade no final de 2015", explica Christoph Kroeger, Gestor de Sustentabilidade da 52 Super Series (ler entrevista completa).

Com uma estratégia implementada, a classe de grandes iates monocaso tem um guia de sustentabilidade para ser cumprido pelos mais de 200 velejadores, onde se incluem ações como uso de produtos amigos do ambiente (mesmo detergentes) e recicláveis ou a recusa de sacos de plástico. Estão sempre presentes os kits de separação de óleo, por exemplo.

Por outro lado a gente é incentivada a usar cantis em vez de garrafas de plástico, até porque a 52 SS tem muito orgulho no seu sistema que purifica a água a nível molecular por osmose inversa e que é capaz "produzir" 7.000 litros de água potável.

Além disso, já é normal a redução do desperdício de comida, e em cada local por onde passam, realizam sempre ações de sensibilização com as populações locais. 

Indo ao encontro do compromisso assumido por Cascais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Cascais 2030, a prova está a ser monitorizada do ponto de vista do impacto ambiental.

Saiba mais sobre a sustentabilidade do evento 52 Super Series 

Síntese das medidas adotadas:

Descarbonização: - Os atletas estão instalados nas instalações hoteleiras próximas da marina e apenas se deslocam a pé ou de bicicleta; - Melhoria da eficiência energética, nomeadamente através da utilização de lâmpadas de baixo consumo na iluminação das áreas de lazer.

Uso eficiente de recursos (economia circular): - Reaproveitamento de materiais de edições anteriores, como forma de diminuir a pegada carbónica, material e hídrica; - Eliminação de plástico descartável (por exemplo os copos e utensílios de restauração são reutilizáveis e não são distribuídas garrafas de água); - Melhoria da eficiência da separação de resíduos através da separação de Resíduos Orgânicos provenientes da restauração, para além do papel e cartão, embalagens, vidro e resíduos indiferenciados. - Incentivo ao público a beber água da torneira, através da promoção do uso de cantis do Club de Vela de Cascais e da utilização dos bebedouros existentes no recinto, a Regata tem pareceria com a Blue Water Group que filtra e abastece com toda a equipa e convidados; - Não distribuíção de folhetos na divulgação do evento;

Impacto socioeconómico - Incentivo à economia local: – 99% dos trabalhadores são do concelho; – A alimentação consumida no evento é de origem local;

Apoio à economia social– parte dos lucros da Regata reverte para apoiar uma associação do concelho. 

Parceiros na sustentabilidade da regata: 11th Hour Racing, Bluewater e a Ecoworks Marine.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0