CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais anuncia arranque de Voluntariado Sénior e homenageia voluntários

Cascais cria Programas de Voluntariado Sénior.

No Auditório Maria de Jesus Barroso, na Casa das Histórias Paula Rego decorreu hoje a III Edição de Reconhecimento do Trabalho Voluntário, onde foram homenageadas cerca de 80 entidades parceiras do voluntariado de Cascais, desempenhado aproximadamente por cerca de 7 mil pessoas, em ações nas áreas social, ambiental, juventude, cultura e proteção civil.

No âmbito desta cerimónia foi anunciada a criação de dois programas de voluntariado Sénior destinados a munícipes com 65 anos de idade ou mais: a Natura Observa Sénior e a Cultura do Bairro Sénior, cujo programa piloto arranca a 18 de maio.

Agora, também os maiores de 65 anos, a par com o voluntariado jovem, já existente no concelho, podem inscrever-se e ocupar o seu tempo livre pondo as suas competências ao serviço da comunidade.

Um dos objetivos é esse mesmo, proporcionar a quem se encontra em situação de reforma a possibilidade de se sentir socialmente útil e pessoalmente ativo, combatendo assim, situações de isolamento e depressão.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, no início da cerimónia agradeceu “a todos aqueles que dão sem esperar nada em troca, a todos os 7000 voluntários e às cerca de 80 entidades envolvidas, num Cascais mais solidário, mais coeso”. 

“Hoje prestamos a justíssima homenagem àquelas pessoas que dão o melhor de si pelos outros, são cerca de 7000 pessoas a serem voluntários em Cascais”,  disse Joana Pinto Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais.

Estes voluntários “sentem-se orgulhosos, sentem que podem fazer a diferença e que podem ser úteis. Podem fazer mais com menos”, acrescentou a vereadora.

Os programas de voluntariado sénior apresentados por Carlos Carreiras “vão reflectir os que já existem para os mais novos na área do ambiente e da cultura. A lógica é muito interessante, são dois períodos da vida, onde as pessoas têm mais tempo livre, mais tempo de si para dar aos outros”, salientou Joana Balsemão.

O projeto Natura Observa Sénior, uma parceria entre a CMC e a Cascais Ambiente pretende promover o envolvimento da comunidade na valorização das áreas de gestão. O objetivo é constituir grupos de voluntários que, de forma regular e continuada, apoiem a realização de ações e tarefas no âmbito do plano de gestão na Quinta do Pisão-Parque de Natureza e na Duna da Cresmina. Pretende-se ainda constituir um grupo de voluntários especialistas para envolver, de forma voluntária, a comunidade científica no apoio à monitorização ambiental do território, através de ações de campo que compreendem a observação e registo de fauna e flora.

Na área da Cultura, em articulação com o Bairro dos Museus, procuram-se três tipos de voluntários: acolhedor, dinamizador e investigador. O objetivo é apoiar na dinamização de atividades como concertos, conferências, exposições, ateliês, visitas orientadas, tratamento de documentação, conservação e inventariação de coleções, investigação, organização de coleções da biblioteca e arquivos, participar em atividades de conservação das coleções ou de investigação sobre edifícios e coleções. 

Os Programas de Voluntariado Jovem e Sénior têm a duração de seis meses e uma bolsa para apoio na alimentação e deslocações. AQ

 

 

 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0