CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais combate Covid-19

Testes Covid-Bus e Centros de Vacinação em funcionamento máximo

Cascais continua o combate à Covid-19 por todo o concelho, com o Plano Local de Testagem e os Centros de Vacinação em funcionamento máximo. Todos os que pretendam realizar um teste de antigénio gratuito, podem fazê-lo num dos cinco Covid-Bus que circulam pelo concelho.  

“Estamos a fazer, em média, 1400 testes por dia,” salienta António Ortiz, chefe de divisão de Saúde e Segurança da Câmara Municipal de Cascais, acrescentando: “Na última semana foram feitos quase 6000 testes e detetados 78 positivos. Foram esses que conseguimos isolar para ver se conseguimos travar esta pandemia,” explica, adiantando que ao final do dia, os testes de antigénio positivos são reportados à DGS para emissão da prescrição de um teste PCR.  

“Tenho muito a agradecer, não é em todos os sítios que utilizam este esquema,” desabafa Felizarda Gaspar após realizar o teste no Covid-Bus que esta terça-feira à tarde parou no largo de Trajouce, onde também encontrámos Arminda Gonçalves, que apesar de já ter levado as duas vacinas se mostrou mais descansada com o resultado do teste: “Passei aqui, fui fazer o teste e, felizmente, está negativo,” esclarece. 

Centros de Vacinação batem recorde a cada dia que passa 

Os Centros de Vacinação de Alcabideche e São Domingos de Rana continuam a administrar cada vez mais vacinas. Nesta terça-feira, foram novamente batidos todos os recordes sendo administradas 4.594 vacinas: 2.290 em Alcabideche e 2.304 em S. Domingos de Rana. Recorde-se que, no total, nesta segunda-feira haviam já sido administradas 4.154 vacinas, mais de 2000 vacinas em cada um destes centros, quase o dobro em relação às habituais 1000. Em Alcabideche, esta sobrecarga fez-se sentir com mais afluência. 

“Com este pedido da Task Force e da ARS a todos os agrupamentos de Centros de Saúde para aumentar a capacidade de vacinação, tivemos ontem mais de 2000 utentes, é quase o dobro. Isso obrigou-nos a, com as lições aprendidas ontem, fazer algumas alterações,” clarifica Rui Ângelo, diretor de departamento da Proteção Civil e responsável pela coordenação dos centros, esclarecendo: “Todas as pessoas que vêm fazer a primeira dose da vacina são colocadas em filas por intervalos de agendamento, outra para as segundas doses e uma para estrangeiros que não têm número de utente”. 

De momento, o agendamento para toma da primeira vacina já está disponível para maiores de 27 anos. Já os cidadãos com mais de 40 anos podem comparecer num centro de vacinação sem agendamento. Para que todos possam aceder ao nível de afluência dos Centros de Vacinação de Cascais em Alcabideche e São Domingos de Rana, está disponível um Semáforo digital criado pelo ACES Cascais que pode consultar aqui.

FMC/CMC

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0