CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais é uma das cinco finalistas a Capital Europeia da Juventude 2018

Selecionada de entre 20 candidaturas de toda a Europa, Cascais é a única representante portuguesa na corrida a Capital Europeia da Juventude 2018 e ocupa agora um dos cinco lugares da lista de finalistas, a par de Kecskemét (Hungria), Manchester (Reino Unido), Novi Sad (Sérvia) e Perugia (Itália).
Com um recorde de candidaturas, o processo de seleção da cidade ou vila que irá receber o título de Capital Europeia da Juventude 2018 continua agora numa fase mais competitiva em que as cinco finalistas têm de entregar, até 28 de junho, os seus programas e eventos relacionados com a juventude em áreas tão diversas como a cultura, política, intervenção social, entre outras.
 
Para Catarina Marques Vieira, vereadora da Juventude na Câmara Municipal de Cascais, a corrida à organização Capital Europeia da Juventude 2018 é "para ganhar. Concorreram 20 cidades de toda a Europa, incluindo capitais de grandes países. Restam cinco. Isto prova a qualidade das políticas de juventude da Câmara de Cascais, já reconhecidas ao nível europeu. É também um sinal da força, energia e dinâmica da juventude de Cascais".
 
Catarina Marques Vieira apelou ainda ao "entusiasmo e mobilização dos jovens portugueses", sublinhando que, "de hoje em diante, a candidatura de Cascais é do país".
 
Ao longo desta terceira ronda da competição, as cidades e vilas finalistas vão receber algumas recomendações do júri de modo a focarem melhor a sua candidatura final, que deverá ser submetida até final de outubro.
 
O nome da cidade ou vila eleita Capital Europeia da Juventude 2018 será revelado em novembro de 2015, no âmbito do Conselho do Fórum Europeu da Juventude (European Youth Forum’s Council of Members), a decorrer em Ganja, no Azerbaijão, Capital Europeia da Juventude em 2016. 
 
Este ano, é a vez de Cluj, na Roménia, organizar a iniciativa, sendo que Ganja, no Azerbaijão, e Varna, na Bulgária, vão receber o evento em 2016 e 2017, respetivamente.
 
Sobre a Capital Europeia da Juventude | Título atribuído pelo Fórum Europeu da Juventude a um município europeu por um período de um ano ao longo do qual esse município tem a oportunidade de apresentar os seus projetos para a juventude nas áreas cultural, social, política, económica e planeamento estratégico. O seu objetivo é encorajar os municípios a expandir e fomentar a participação dos jovens em projetos e levar a juventude a ter um papel ativo na sociedade. O júri integra representantes de diversas instituições europeias, Comunicação Social, setor privado, organizações juvenis e universidades entre outros parceiros, como o Parlamento Europeu, Conselho do Congresso Europeu de Autoridades Locais e regionais, IDEA, Euractiv, Microsoft, Conselho Europeu de Regiões e Municípios da União Europeia, Assembleia da regiões Europeias, the Conselho Consultivo para a Juventude do Conselho da Europa, Universidade de Cagliari (Itália) e Fórum Europeu da Juventude.

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0