CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais entre as 100 cidades mais sustentáveis do mundo

Câmara de Cascais tem desenvolvido medidas que visam a redução de consumos de energia, com forte aposta na tecnologia associada a energias renováveis, e de utilização racional dos recursos.

Cascais é uma das quatro cidades portuguesas que integram a lista das 100 cidades em todo o mundo mais energeticamente sustentáveis.

Cascais utiliza 73% de energia renovável, sendo que 52% desse total é obtido através de energia eólica e 13% de origem hidroelétrica, segundo o estudo divulgado pelo “Carbon Disclosure Projet” (CDP), uma entidade sem fins lucrativos que visa alertar países, empresas, particulares a gerir responsavelmente o respetivo impacto ambiental.

Cascais comprometeu-se com os princípios das Nações Unidas e trabalhar para a realização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cujo ponto 7, relativo às energias renováveis e acessíveis, impõe a redução dos consumos de energia e de emissões de gases de efeito de estufa a instituições, empresas e particulares.

A autarquia tem desenvolvido medidas que visam a redução de consumos de energia com forte aposta na tecnologia associada a energias renováveis e utilização racional dos recursos.

O projeto de mobilidade MobiCascais, com fortes incentivos à utilização de transportes coletivos, é um dos que contribui mais significativamente para a redução da pegada de carbono no concelho de Cascais.

Descarbonização da frota, maior eficiência na limpeza urbana, redução do consumo de água na rega de espaços verdes e na limpeza urbana, redução do consumo de energia das operações e defesa da floresta contra incêndios são também algumas das prioridades da empresa municipal de Cascais Ambiente.

Até 2030, Cascais quer assegurar o acesso universal a serviços de energia modernos, fiáveis e a preços acessíveis, aumentar a participação de energias renováveis na matriz energética global e duplicar a taxa global de melhoria da eficiência energética e promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa.

De acordo com o relatório da CDP, em Portugal há apenas quatro cidades energeticamente sustentáveis, nomeadamente Fafe, Braga, Porto e Cascais que integram a lista internacional onde figuram cidades com densa população como Auckland, na Nova Zelândia; Nairobi, no Quénia; Oslo, na Noruega, Seattle, nos EUA; e Vancouver, no Canada. S.R.S.

Ler também "Declaração de Cascais revoluciona mobilidade  ibérica"

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0