CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais expõe o século XX pela objetiva dos melhores

Instantes decisivos na Fotografia do Séc. XX expostos no Centro Cultural de Cascais até 14 julho.

Se visitar o Centro Cultural de Cascais vai por certo dar de caras com o “O Violino de Ingres” uma das muitas obras fotográficas de Man Ray, fotógrafo, pintor e cineasta do século passado que se tornou referência do surrealismo. Poderá ainda cruzar-se com um momento dramático da guerra civil de Espanha, capturado pela objetiva do grande fotógrafo espanhol Augusti Centelles, ou o icónico Che Guevera captado por Alberto Korda.  

Esta e muitas outras obras da fotografia, algumas retratam íconos da cultura do século XX, como Miró, Dali ou Picasso, obras fotográficas de autores como Stieglitz, Carlos Saura, Cartier-Bresson ou Robert Capa. Estas obras vão estar expostas no Centro Cultural de Cascais até julho. Trata-se de uma parte da coleção de Julián Castilla que a Fundação D. Luís I lhe proporciona ver na exposição designada Instantes Decisivos da Fotografia do Século XX..

Como refere o presidente da Fundação D. Luís, Salvato Teles de Menezes, tudo isto só é possível pela parceria entre a Fundação e a entidade espanhola Comissariados e Cultura: “Neste mundo da arte e das exposições é preciso encontrar parceiros capazes e sérios. E, quando isso acontece, sabemos que eles nos vão proporcionando sempre excelentes oportunidades. E este é um desses casos. Colaboramos com esta entidade espanhola Comissariados e Cultura já há bastantes anos, eles têm um leque muito vasto de opções, trouxeram aqui as gravuras do Goya, e agora trazem esta extraordinária coleção de fotografia que foi aqui concebida para este espaço que tínhamos disponível nesta altura”.

Salvato Teles de Menezes adianta que “num futuro próximo” Cascais irá contar com uma exposição de fotografia, em julho, do fotógrafo norte-americano António Lopez, iniciando aqui, em Cascais, um circuito europeu”. O presidente da Fundação D. Luís I anunciou ainda para 2021 uma exposição “do grande pintor realista, espanhol, António Lopes, do século XX”. H.C.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0