Está aqui
Cascais faz renascer Casa Sommer como sede do Arquivo Histórico Municipal

Faz parte da história e das memórias de Cascais. Todos os cascalenses a conhecem, embora algumas gerações só a tenham conhecido ao abandono. Agora, será dentro das suas paredes que será reconstituída a história do município, de 1387 a 2016.
A Casa Sommer, um dos mais icónicos edifícios de Cascais, foi alvo de total requalificação e vai passar a guardar a memória coletiva do município. Dia 7 de Dezembro renasce como sede do Arquivo Histórico Municipal de Cascais.
Localizada junto à Cidadela e ao Centro Cultural, a Casa Sommer é uma peça de destaque no variado xadrez arquitetónico do centro da vila. Classificada como de Interesse Municipal, é o mais importante e erudito exemplo de residência privada de arquitectura neoclássica de Cascais.
Sempre ligada a uma das mais emblemáticas famílias de Cascais, a Casa Sommer foi mandada construir nos finais do século XIX por Henrique Oliveira de Sommer, filho de Heirinch Franz Ludwig von Sommer, militar de origem alemã e fundador da Sommer & Companhia, especializada no comércio de ferro e aço, que passou a frequentar Cascais em 1892. A propriedade manter-se-ia na posse da família, vindo a ser utilizada, na década de 1960, para outras funções.