Está aqui
Cascais homenageia Combatentes do Ultramar





“São heróis que nós queremos perpetuar na nossa memória coletiva. São homens que partiram de Cascais e não voltaram. Queremos ao mesmo tempo homenagear todos aqueles que combateram na guerra do Ultramar defendendo a pátria. Foram grandes heróis de Portugal”, diz o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
O tributo é composto pela Pedra Obelisco em granito e na qual foi colocado um emblema em bronze da Liga dos Combatentes. Este monumento está agora ladeado por três lápides em pedra, tendo Moçambique à direita, Guiné à esquerda e Angola na área central. “Tem à sua volta os nomes daqueles que se bateram e caíram. É realmente mais um testemunho que se junta a 250 monumentos espalhados pelo País e pelo estrangeiro evocando aqueles que se bateram na guerra”, explica o general Joaquim Chito Rodrigues, presidente da Direção Geral da Liga dos Combatentes.
Os nomes dos combatentes inscritos foram consolidados pela Direção de História e Cultura Militar. “Tenho muito orgulho em ser de Cascais e desta homenagem que fizeram”, conclui Francisco Filipe, natural de Cascais e antigo combatente da guerra do Ultramar.









