Está aqui
Cascais promove a Democracia junto dos jovens

A 1 de abril, das 09h00 às 13h00 no Centro de Congressos do Estoril, os alunos do ensino secundário e superior de Cascais vão poder participar no Dia Nacional da Democracia.
O Dia Nacional da Democracia traduz-se num conjunto de atividades que têm por objetivo fortalecer o conhecimento dos jovens sobre as instituições democráticas, incluindo três grandes momentos: Aula da Democracia da Academia Sedes, Quiz sobre Política e Debate entre Partidos Políticos.
Aula da Democracia da Academia SEDES
Uma aula que incide sobre os pilares da democracia e sobre os diferentes sistemas eleitorais, regimes políticos e formas de governo existentes no mundo, com destaque para a arquitetura e funcionamento do sistema político português, conduzida por José Miguel Júdice, advogado e comentador político, e por Nuno Carrapatoso, coordenador da Academia SEDES;
Quiz sobre Política
Um jogo composto por um conjunto de perguntas de cariz político (local, nacional, europeu e mundial), que os jovens jogam em grupos de 4. O grupo vencedor deste quiz terá como prémio a possibilidade de visitar o Parlamento Europeu, em Bruxelas (estão incluídos deslocação de avião, alojamento em hotel central e alimentação), acompanhados de um professor da sua escola. O grupo que ficar em segundo lugar irá receber bilhetes para um dia à sua escolha no festival Ageas Cool Jazz, e o grupo terceiro classificado irá ter acesso ao backstage das Festas do Mar 2025.
Debate entre Forças Políticas
Um debate plural, entre as diferentes forças partidárias com assento na Assembleia Municipal de Cascais, para demonstrar a democracia na prática, com perguntas feitas pelas várias escolas do concelho de Cascais.
Este é um projeto que tem como principal objetivo a promoção da democracia junto dos jovens, a transmissão de conhecimentos sobre política de forma plural e o incentivo à participação democrática. Mostrando aos jovens que a democracia deve ser um lugar-comum, independentemente das orientações político-partidárias de cada um. Porque a Democracia é também um diálogo que deve pressupor a pluralidade de opiniões e o interesse comum.
Saiba mais aqui.