Está aqui
Cascais recebe cerimónia da implementação do Sistema “Costa Segura”








O sistema “Costa Segura” como “um mecanismo especialmente tecnológico, que nos permite articular diferentes meios físicos e diferentes meios digitais para garantir uma melhor leitura da realidade”, referiu Luís Carlos de Sousa Pereira, vice- almirante e Comandante Naval, na apresentação do projeto que decorreu hoje, no Palácio Seixas em Cascais.
Este responsável acrescentou que o sistema permite “encarar com um olhar do século XXI as questões fundamentais da garantia da segurança daqueles que trabalham no mar ou daqueles que estão, ou vão para o mar”.
Presentes na cerimónia estiveram presentes Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Ana Santos Pinto, secretária de Estado da Defesa Nacional, o Almirante António Maria Mendes Calado, chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, entre várias individualidades da Marinha, Polícia, e Proteção Civil.
O “Costa Segura” é um sistema de monitorização marítima desenvolvido pela Autoridade Marítima Nacional, com o apoio da Marinha, que tem por objetivo a obtenção do conhecimento situacional das zonas costeiras e litorais sob jurisdição das capitanias e que permite promover a segurança da navegação; suportar ações de busca e salvamento; apoiar ações de combate à poluição; e pode ainda monitorizar a navegação contribuindo assim, para a detenção de atividades ilícitas no mar. Este projeto foi desenvolvido na sequência de um acidente que vitimou cinco pescadores na Figueira da Foz. AQ